LeRoy Neiman

LeRoy Neiman (Saint Paul, 8 de junho de 1921 - Nova Iorque, 20 de junho de 2012)[1] foi um artista norte-americano, conhecido pelas suas obras pictóricas de cores brilhantes, pela pintura abstrata e pelas serigrafias de atletas e de eventos desportivos. Fez também algumas aparições em filmes, nomeadamente na saga Rocky onde interpretou animadores de combates de boxe.

LeRoy Neiman
LeRoy Neiman
Nascimento 8 de junho de 1921
Saint Paul
Morte 20 de junho de 2012 (91 anos)
Nova Iorque
Sepultamento Cemitério de Woodlawn
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação pintor, ator
Prêmios
  • honorary doctor of the Hofstra University
Movimento estético expressionismo

O pai de LeRoy, Leslie Runquist, era de origem sueca e separou-se da família quando era LeRoy pequeno. LeRoy então tomou o nome de família do seu padrasto. Após o serviço militar, matriculou-se na Escola de Arte de St. Paul e na Escola do Art Institute of Chicago e, em seguida, trabalhou como professor de arte. A partir de 1954 ele trabalhou para a Playboy, revista a que permaneceu ligado até à sua morte. A partir da década de 1960, especializou-se em imagens de desporto e alcançou neste campo um grande prestígio, e foi incluído, entre outros, no International Boxing Hall of Fame. Entre os críticos de arte foi bastante considerado, e foi durante a sua vida um dos pintores mais populares nos Estados Unidos.

Neiman estudou também na Universidade de Chicago e Universidade de Illinois.

Livros

Ligações extenras

Referências

  1. William Grimes (20 de junho de 2012). «LeRoy Neiman Dies at 91; Artist of Bold Life and Bright Canvases». The New York Times. Consultado em 20 de junho de 2012
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.