Leal Conselheiro

O Leal Conselheiro é um livro escrito por D. Duarte, rei de Portugal (1433-1438). A obra é um tratado sobre ética e moral destinado a ser lido por membros da corte. Acredita-se que o rei a tenha compilado por volta de 1438, ano de sua morte.

Edição do Leal Conselheiro de 1843.

No prólogo, D. Duarte assinala que escreveu o Leal Conselheiro por um pedido de sua esposa e rainha, Leonor de Aragão, e indica que a obra é uma compilação de apontamentos escritos realizados ao longo de sua vida. Também no prólogo o rei afirma que a obra é um "ABC da lealdade", que deveria ser como um manual prático de orientação ética para a monarquia e demais membros da nobreza, versando sobre temas tão diversos como a vida matrimonial e familiar, os pecados, os vícios e como aprimorar os sentimentos e as virtudes.

A obra carece de uma estrutura rígida, observando-se ao longo de seus 103 capítulos uma série de reflexões de índole moral e ética realizadas pelo rei em várias ocasiões sobre vários assuntos, incluindo cartas e "conselhos" escritos dirigidos a membros de sua família, como por exemplo uma carta escrita ao seu irmão, o Infante D. Pedro, em 1425. Apesar desta relativa falta de unidade de estrutura, que a afasta dos tratados morais tradicionais, a obra impõe-se pela linguagem simples e coloquial, o tom intimista e o caráter profundo dos pensamentos de D. Duarte.

Manuscritos e edições

O único manuscrito completo do Leal Conselheiro, datado de cerca de 1438, encontra-se hoje na Biblioteca Nacional de Paris. Acredita-se que esse manuscrito seja o mesmo que pertenceu à rainha Leonor e que tenha sido levado de Portugal pela rainha depois da morte do rei em 1438. Esse mesmo manuscrito quatrocentista contém ainda outra obra de D. Duarte, o manual de equitação Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sela. Estes manuscritos foram redescobertos em 1820 e publicados em Lisboa pela primeira vez em 1843.

Vários capítulos do Leal Conselheiro e alguns outros escritos do rei encontram-se também no chamado Livro da Cartuxa de Évora, atualmente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.