Leite Moça

Leite Moça é uma das mais importantes marcas de leite condensado do Brasil.[1][2]

A marca pertence à Nestlé e é produzida no interior de São Paulo e faz parte. O produto é comercializando globalmente adotando quatro nomes diferentes: Milkmaid (países de língua inglesa), La Lechera (países de língua espanhola), Milchmädchen (alemão) e Leite Moça (no Brasil). A identidade visual da marca é padronizada, mudando apenas o nome que deve ser sempre uma tradução do francês "La laitière". No Brasil, o leite condensado americano era importado dos Estados Unidos desde 1890.[2] No entanto, o nome, difícil de pronunciar, acabou não sendo assimilado pelo público, que a ele se referia apenas como "leite da mocinha" ou "leite da moça", em referência ao desenho da camponesa que ilustrava suas embalagens.[2] Começou a ser fabricado no Brasil em Araras, interior de São Paulo, em 1921.[2] Na década seguinte, a Nestlé decidiu passar a utilizar a marca Moça oficialmente.

Em 1983, por causa da sua região de porte leiteiro, a Nestlé Leite Moça foi transferida para o interior de Minas Gerais, na cidade de Montes Claros, assim permanecendo até os dias atuais. Também possui fábrica na cidade de Carazinho, no norte do Rio Grande do Sul.

A marca é conhecida por suas ações de marketing, como por exemplo a campanha "Você faz maravilhas com Leite Moça”, de 1980. Na década de 1990, para promover o produto, a Nestlé criou um time de voleibol feminino sob a marca Leite Moça Sorocaba, depois renomeado para Leites Nestlé, quando o time se mudou para a cidade de Jundiaí. O time possuía em seu plantel algumas das maiores jogadoras do país à época, como Ana Moser e Fernanda Venturini, e chegou a ser campeão mundial.

Ainda nos anos 90, a marca teve Roberto Carlos como seu garoto-propaganda.

Referências

  1. Exame Abril (9 de dezembro de 2011). «Leite Moça completa 90 anos de sucesso». Consultado em 18 de dezembro de 2011
  2. Terra (5 de agosto de 2006). «Leite Moça». Consultado em 18 de dezembro de 2011. Arquivado do original em 28 de dezembro de 2011
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.