Leonardo (revista)

Leonardo é uma revista acadêmica revisada por pares, publicada pela MIT Press, cobrindo a aplicação da ciência e tecnologia contemporânea às artes e à música.

Leonardo
Título abreviado (ISO 4) Leonardo
Disciplina(s) académica(s) Arte
Língua Inglês
Editor Roger F. Malina
Detalhes de publicação
Editora MIT Press (Estados Unidos)
História 1968–presente
Periodicidade 6/ano (incluindo Leonardo Music Journal)
Indexação
ISSN 0024-094X (print)
1530-9282 (web)
OCLC 1755782
Ligações
Sítio
Acesso online
JSTOR

História

A revista Leonardo foi criada em 1968 pelo artista e cientista Frank Malina em Paris, França.[1] Leonardo publica textos de artistas que trabalham com mídias artísticas baseadas em ciência e tecnologia há 50 anos.[2][3] As operações da revista foram transferidas para a área da baía de São Francisco pelo filho de Frank Roger Malina, um astrônomo e cientista espacial, que assumiu as operações do diário após a morte de Frank Malina em 1981. Em 1982, a Sociedade Internacional de Ciências e Tecnologia das Artes (Leonardo/ISAST) foi fundada para promover os objetivos de Leonardo, fornecendo vias de comunicação para artistas que trabalham na mídia contemporânea. A sociedade também publica o Leonardo Music Journal, o Leonardo Electronic Almanac, o Leonardo Reviews e o Leonardo Book Series. Todas as publicações são produzidas em colaboração com a MIT Press.

Outras atividades da organização incluem um programa de prêmios e participação em conferências e simpósios anuais, como o Space and the Arts Workshop e a conferência anual College Art Association. Leonardo tem uma organização irmã na França, a Associação Leonardo, que publica o site do Observatoire Leonardo. Ao incentivar a apresentação inovadora de artes de base tecnológica, a sociedade também funciona como um local de encontro internacional para artistas, educadores, estudantes, cientistas e outros interessados no uso de novas mídias na expressão artística contemporânea.

Os objetivos da organização incluem a documentação de tecnologias pessoais e inovadoras desenvolvidas por artistas, semelhante à maneira pela qual as descobertas de cientistas são documentadas nas publicações de periódicos.[4]

Veja também

Referências

  1. History of Leonardo
  2. Thomas. «Arts & Culture: A Journal for the Polymath». Physics (em inglês). 11
  3. «Art and Invention». Wired. ISSN 1059-1028
  4. Leonardo de Cardoso: Visual Music: An Ethnography of an Experimental Art in Los Angeles, Master's Thesis, University of Texas at Austin, May 2010, p. 39

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.