Leonor de Castro Melo e Menezes

Leonor de Castro Melo e Menezes (1512Gandia, 27 de março de 1546) foi a quarta duquesa de Gandia. Nobre portuguesa, foi Dama e amiga íntima da Imperatriz Isabel de Portugal. Filha de Álvaro de Castro, o Velho, Capitão-geral de África do Rei Manuel I de Portugal e de Isabel de Melo Barreto e Menezes.

Leonor de Castro Melo e Menezes
Nascimento 1512
Gandia
Morte 27 de março de 1546
Mosteiro de São Jerónimo de Cotalba
Cidadania Reino de Portugal
Progenitores
  • Alvaro de Castro, Senhor de Torrâo
  • Isabelle de Mello Barreto y Meneses
Cônjuge Francisco de Borja
Filho(a)(s) Carles Borja, Isabel de Borja y Castro, Juan de Borja y Castro, Álvaro de Borja y Castro, Juana de Borja y Castro, Fernando de Borja y Castro, Dorotea de Borja y Castro, Alfonso de Borja y Castro
Ocupação aristocrata
Título duque
Religião catolicismo

Biografia

Em 1529, ocorreram as negociações para a realização de matrimônio com Francisco de Borja, Duque da Gandia. O imperador Carlos I de Espanha, representado por Pedro González de Mendoza, negociando em nome de Leonor, urgiu o duque a aceitar as condições. Após concordar com o casamento, os dois se encontraram em Toledo, em agosto de 1529.

Leonor se casou com Francisco em 1529 no Real Alcázar de Madrid. Eles tiveram oito filhos: Carlos, Isabel, Juan, Álvaro, Juana Francisca, Fernando, Dorotea y Alonso.

A duquesa passou os seus últimos dias no Mosteiro de São Jerónimo de Cotalba, muito próximo de Gandia. Lá, morreu em 27 de março de 1546.

Francisco se entristeceu com a sua morte, renunciando assim a seus bens em benefício dos filhos, além de desistir de seus títulos nobiliários. Em seguida, vai para Roma, onde em junho de 1546, passaria a fazer parte da Companhia de Jesus. Morreu em 30 de setembro de 1572.

Bibliografia

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.