Leopardo-indiano

O leopardo-indiano (Panthera pardus fusca) é uma subespécie de leopardo nativa do subcontinente indiano. O leopardo-indiano é um dos muitos bem sucedidos membros dos grandes felinos indianos, distribuído por todas as partes do subcontinente indiano e sul da China.[1][2]

Leopardo-indiano

Estado de conservação
Quase ameaçada
Quase ameaçada (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. pardus
Subespécie: P. p. fusca
Nome trinomial
Panthera pardus fusca
(Meyer), 1794
Distribuição geográfica

Características

Leopardos indianos machos adultos podem ter entre 1,25 e 1,40 metros de comprimento, sendo que sua cauda possui de 76 a 91 cm de comprimento; pesam entre 50 a 77 kg. As fêmeas são menores e possuem de 1,05 a 1,17 metros de comprimento, tendo uma cauda de 76 a 85 cm de comprimento; pesam entre 29 e 34 kg. Muitos exemplares possuem melanismo.

Território e Dieta

Leopardo indiano, ágil escalador de árvores.

No Parque Nacional Bardia no Nepal, o território de leopardos machos tem cerca de 48 km², e o de fêmeas possui 17 km². O território da fêmea diminui de 5 a 7 km² quando tem filhotes.

No Parque Nacional de Sariska, a dieta de leopardos indianos inclui veados, cervo sambar, nilgó, porco selvagem, macaco langur, lebres, pavões e humanos.[3]

Distribuição e habitat

No subcontinente indiano, topográficas barreiras para a dispersão desta subespécie são o rio Indo no oeste, e os Himalaias no norte. No leste, o baixo curso do rio Bramaputra e o delta do rio Ganges constituem barreiras naturais à distribuição do leopardo.

Leopardos indianos estão distribuídos por toda Índia, no Nepal, Butão, Bangladesh e partes do Paquistão. Eles habitam áreas tropicais, florestas tropicais secas, florestas caducifólias, florestas temperadas e setentrionais, e florestas de coníferas, mas não ocorrem nas florestas de mangue do Sundarbans.

Relação com outros predadores

Leopardos compartilham seus habitats com tigres de Bengala, ursos negros asiáticos e ursos preguiça, lobos e cães selvagens, normalmente todos evitam aos outros. Estes outros predadores podem matar filhotes de leopardo sempre que têm chance, diminuindo a concorrência. Tigres podem atacar e até matar um leopardo adulto que estiver em seu território. Leopardos coexistem com tigres, mas não são comuns em habitats onde a densidade de tigres é alta.

Referências

  1. Leopardo da Índia ConservaNatura
  2. Leopardo em extinção Big Cat Rescue
  3. Leopardo da Índia Tiger Tribe
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.