Leopoldo Petry

Leopoldo Petry (São Leopoldo, 15 de julho de 1882 ?, 29 de novembro de 1966[1]) foi um político, escritor e jornalista brasileiro.

Filho do agrimensor alemão Pedro Petry e de Bárbara Lorscheitter, natural de São José do Hortêncio,[2] foi um dos fundadores do jornal O 5 de Abril e autor do livro O Município de Novo Hamburgo.

Foi nomeado em 1917 secretário da Intendência Municipal de São Leopoldo, permanecendo até 1923. Depois coletor estadual de Novo Hamburgo até 1927. Junto com Jacob Kroeff e Pedro Adams Filho foi um dos líderes do movimento que emancipou Novo Hamburgo de São Leopoldo.[1]

Iniciou, neste mesmo ano, sua carreira política ao ser eleito primeiro intendente da cidade de Novo Hamburgo, cargo que manteve até 1930,[1] quando foi preso por alguns dias por não aderir à Frente Única Gaúcha, muito forte na região.

Na década de 1950, exerceu o cargo de vereador de Novo Hamburgo.[1]

Foi presidente da comissão executiva do Partido Republicano Riograndense.

Bibliografia

  • SCHEMES, Claudia. Pedro Adams Filho: empreendedorismo, indústria calçadista e emancipação de Novo Hamburgo. Tese. PUCRS. Porto Alegre, 2006.

Referências

  1. Rodrigo Luís dos Santos (1 de dezembro de 2017). «Interesses relacionais: confluências entre intelectualidade, religiosidade e política na trajetória de Leopoldo Petry». Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. p. 143-55. Consultado em 14 de julho de 2023
  2. «Rua Leopoldo Petry». Escola São Jacó. Consultado em 21 de outubro de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.