Leucanthemum vulgare

A espécie designada por Chrysanthemum leucanthemum ou Leucanthemum vulgare, designada pelos termos populares, pouco precisos, bem-me-quer, bonina, margarida, margarita, margarita-maior, malmequer, malmequer-maior, malmequer-bravo ou olho-de-boi, é uma planta herbácea e perene,[1] originária da Europa. Seu ciclo vital dura mais de um ano. É da família das compostas, a mesma do crisântemo, da dália e do girassol.

Leucanthemum vulgare
margarida
Leucanthemum vulgare.
Leucanthemum vulgare.
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Leucanthemum
Nome binomial
Leucanthemum vulgare
( Lam., )

Do cruzamento da espécie com outras, Chrysanthemum latifolium e Chrysanthemum maximum, por exemplo, derivam variedades que se cultivam em todo o mundo.

A parte da margarida designada como flor, em alguns casos tem diâmetro superior a dez centímetros. Na verdade a margarida é uma inflorescência chamada capítulo, as marginais (pétalas) são brancas que abrigam as flores femininas, o disco central (amarelo) é composto de diminutas flores hermafroditas amarelas.

A propagação é feita por sementes ou pela divisão das touceiras. A altura média é de sessenta centímetros. Na divisão, feita em geral em agosto, a cada três anos, desprezam-se as partes velhas e lenhosas e plantam-se as ramificações novas e já dotadas de raízes.

Todas as margaridas devem ser plantadas ao sol, em solo argilo-arenoso rico em matérias orgânicas.

Mal me quer, bem me quer

O jogo "Mal-me-quer, bem-me-quer" (em francês: effeuiller la marguerite) é associado a esta flor e à homofonia de "malmequer" e de "mal me quer".

Referências

  1. «Leucanthemum vulgare». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2019
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.