Liber Abaci

O Liber Abaci (também chamado Liber Abbaci) é um livro histórico sobre aritmética escrito por Leonardo Fibonacci (ou Leonardo de Pisa) em Latim. No seu trabalho introduziu na Europa a numeração árabe, a notação posicional esclarecendo o funcionamento desta numeração e o zero, aprendido por Fibonacci com os árabes enquanto viveu com o seu pai, Guglielmo Bonaccio, no Norte de África.

Uma página do Liber Abaci da Biblioteca Nazionale di Firenze.

O Liber Abaci foi um dos primeiros livros ocidentais a descrever os algarismos arábicos. Ao abordar os comerciantes e académicos começou a convencer o público da superioridade deste sistema algorítmico. O título Liber Abaci significa o "Livro do Cálculo", mas também foi traduzido como "Livro do Ábaco", mas Sigler (2002) escreve que a intenção do livro é descrever os métodos de calcular sem recorrer ao ábaco. Esse livro contém uma grande quantidade de assuntos relacionados com a Aritmética e a Álgebra da época, e realizou um papel importante no desenvolvimento matemático na Europa nos séculos seguintes, pois, por esse livro, os europeus vieram a conhecer os algarismos hindus, também denominados arábicos. A teoria contida em Liber Abaci é ilustrada com muitos problemas que representam uma grande parte do livro.

O Liber Abaci também colocou e resolveu um problema que envolve o crescimento de uma população hipotética de coelhos com base em pressupostos idealizados. A solução, de geração em geração, foi uma sequência de números mais tarde conhecida como número de Fibonacci. A sequência numérica era conhecida por matemáticos indianos já no século VI, mas foi o Liber Abaci que a introduziu no Ocidente.

O manuscrito mais antigo do Liber Abaci circulou em 1202, mas não se conhecem cópias sobreviventes desta versão. Uma versão revisada do Liber Abaci, dedicada a Michael Scot e publicada em 1228, é a que hoje é conhecida.[1][2]

Referências

  1. Scott, T.C.; Marketos, P., Michael Scot (html), MacTutor History of Mathematics archive, University of St Andrews
  2. Scott, T.C.; Marketos, P. (Março 2014), On the Origin of the Fibonacci Sequence (PDF), MacTutor History of Mathematics archive, University of St Andrews
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.