Lino de Carvalho

Biografia

Técnico oficial de contas de profissão, aderiu ao Partido Comunista Português em 1969. Nesse mesmo ano visitou a URSS. Foi preso duas vezes pela PIDE, em 1971 e em 1974. Foi candidato, pelo Movimento Democrático Português, nas eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975. Entre 1987 e 2004 foi deputado à Assembleia da República, pelo Círculo Eleitoral de Évora. Foi vice-presidente da Assembleia da República, membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PCP e deputado na Assembleia Municipal de Évora. Foi distinguido com o prémio de Melhor Deputado, pela Associação de Jornalistas Parlamentares, em 2003. Defensor da Reforma Agrária, foi vice-presidente da Federação Nacional de Cooperativas Agrícolas de Produção e membro da Comissão Organizadora das doze Conferências da Reforma Agrária. Publicou Reforma Agrária - da utopia à realidade (2004), Um Marco no Caminho da Liberdade (2000) e foi co-autor de As Cooperativas em Questão (1972).

Condecorações[1]

  • Suécia Comendador da Ordem Real da Estrela Polar da Suécia (22 de Janeiro de 1991)

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras». Resultado da busca de "Lino António Marques de Carvalho". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 28 de fevereiro de 2015

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.