Loop de Barnard

Loop de Barnard ou anel de Barnard (designação de catálogo: Sh 2-276) é uma nebulosa de emissão na constelação de Orion. Faz parte de uma nuvem molecular gigante que também contém as nebulosas de Cabeça de Cavalo e Órion. O loop toma a forma de um grande arco centrado aproximadamente na nebulosa de Orion. Pensa-se que as estrelas dentro da nebulosa de Orion são responsáveis por ionizar o loop.

Nesta imagem, o Loop de Barnard pode ser visto como um semicírculo vermelho difuso

Estima-se que estão a uma distância de cerca de 1600 anos-luz, dando-lhe dimensões reais de cerca de 300 anos-luz de diâmetro. É pensado para ter originado na explosão de uma supernova cerca de 2 milhões de anos atrás, que também pode ter criado várias conhecido estrelas em fuga, incluindo AE Aurigae, Columbae Mu e 53 Arietis, que são pensados para ter sido parte de uma múltipla estrela, sistema no qual um componente explodiu como uma supernova.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.