Luís de Melun, Duque de Joyeuse

Luís de Melun, Duque de Joyeuse (outubro de 1694 – 31 de julho de 1724) foi um nobre francês. Era Príncipe de Epinoy; Barão, em seguida, Duque de Joyeuse (1714) e Par de França; Barão de Cysoing, Antoing e Wiers; Conde de Saint-Pol; Visconde de Gand; capelão de Bapaume; Senhor de Villemareuil, de Vaucourtois e de Saint-Jean-de-les-Deux-Jumeaux.

Biografia

Luís era o único filho homem dos seus pais. A sua irmã Ana Júlia Adelaide de Melun nasceu em 1698 e era um ancestral do futuro marechal de Soubise, da princesa de Condé, da Madame de Guéméné e do assassinado duque d'Enghien.

O seu pai morreu em 1704 de varíola fazendo infante Luís, Príncipe de Epinoy. Dez anos mais tarde, foi feito Duque de Joyeuse.

A 23 de fevereiro de 1716[1] casou-se com Armande de La Tour d'Auvérnia, filha de Emanuel Teodósio de La Tour de Auvérnia, Duque de Bulhão e uma neta da famosa Maria Ana Mancini.

Apesar de casado,é bastate conhecido o seu casamento secreto com Maria Ana de Bourbon em 1719. Maria Ana, conhecida por Mademoiselle de Clermont era filha de Luís III de Bourbon-Condé e Luísa Francisca de Bourbon, filha legitimada de Luís XIV e da Madame de Montespan. Maria Ana foi também a chefe da Casa da Rainha.

Luís morreu em 1724, durante uma caçada na sua casa de infância, o Castelo de Chantilly.[2] Naturalmente perturbada, Maria Ana nunca voltou a casar. Nunca teve filhos.

Como Luís não teve igualmente filhos de Armande , o condado de Saint-Pol, bem como o principado de Joyeuse, foram para o seu sobrinho mais velho, o jovem Duque de Rohan, filho da sua irmã Ana Júlia.[3]

Epinoy

Este principado situava-se na Bélgica, mais precisamente em Hainaut. Pertencia aos Melun desde 1327. Francisco de Melun, herdeiro condestável e primeiro Par da Flandres, foi feito Conde de Epinoy a 28 de Novembro 1514. Passou depois a servir Carlos V de França conquistou a Flandres; o seu filho Hugues foi feito Príncipe de Epinoy em 1545 por Carlos V.

Referências

  1. van de Pas, Leo. «Louis de Melun, Prince d'Epinoy, duc de Joyeuse». Genealogics.org. Consultado em 2 de dezembro de 2009
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 14 de julho de 2016. Arquivado do original em 21 de julho de 2011
  3. Velde, François. «The Rank/Title of Prince in France». Heraldica.org. Consultado em 2 de dezembro de 2009

Bibliografia

  • M.-Fr. Dantine, Ch. Clémencet et al., L'art de vérifier les dates..., vol. 12, impr. Valade, 1818 (réimpr. 4e), p. 413
  • de la Chenaye-Desbois, Dictionnaire de la noblesse, contenant les généalogies, l'histoire..., vol. X, impr. Antoine Boudet, Paris, 1775 (réimpr. 2e), p. 22
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.