Lubrimat

Lubrimat é um dispositivo mecânico, usado nos motores dos automóveis DKW no Brasil.[1][2] Foi lançado junto com o modelo DKW-Vemag Fissore, em 2 de junho de 1964.

É um dispositivo simples, que mantinha o óleo para motor dois tempos, em um reservatório próprio (em torno de 3,5 litros), próximo do motor, e automaticamente misturava o óleo à gasolina.[1][2] A Vemag dizia que o sistema podia fazer a proporção de 1:100, isto é, um litro de óleo 2 tempos para cada cem litros de gasolina. Era acionado por correia, e foi adotada uma polia dupla. Em 1965 foi incorporado nos modelos Belcar e Vemaguet.[2]

Seu funcionamento não era confiável, ora mandava pouco óleo, ora mandava em excesso. Muitos proprietários, cansados das falhas, isolavam-no do motor e acabavam misturando o óleo à gasolina na hora de abastecer, na proporção 1:40, um litro de óleo para quarenta litros de gasolina, que era a capacidade do tanque de combustível.

O único veículo que não o recebeu foi o Candango, pois este foi encerrado a produção um ano antes (em 1963, por poucas vendas) do lançamento do Lubrimat.

Ver também

Referências

  1. Vinholes, Thiago (16 de junho de 2008). «Sedã dois tempos». Revista Autoesporte. Autonews. Consultado em 8 de junho de 2020
  2. «DKW-Vemag Belcar, Vemaguet, Fissore, Candango». UOL. Best Cars Web Site. Consultado em 8 de junho de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.