Luigi Bressan

Luigi Bressan (Sarche, Calavino, 9 de fevereiro de 1940) é um clérigo italiano e arcebispo católico romano emérito de Trento.[1]

Luigi Bressan
Luigi Bressan
Nascimento 9 de fevereiro de 1940 (84 anos)
Calavino
Cidadania Itália
Alma mater
Ocupação padre, arcebispo
Religião Igreja Católica

O Arcebispo de Trento, Alessandro Maria Gottardi, ordenou-o sacerdote em 28 de junho de 1964.

Entrou para o serviço diplomático da Santa Sé e em 1983 o Papa o nomeou enviado especial ao Conselho da Europa em Estrasburgo.

O Papa João Paulo II o nomeou em 3 de abril de 1989 Arcebispo Titular pro hac vice de Severiana e Pró-Núncio Apostólico no Paquistão. O Cardeal Secretário de Estado e Cardeal Prefeito da Administração dos Bens da Sé Apostólica, Agostino Casaroli, o consagrou em 18 de junho do mesmo ano; Co-consagrantes foram José Tomás Sánchez, Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, e Giovanni Maria Sartori, Arcebispo de Trento. Ele escolheu Servire como seu lema.

Em 26 de julho de 1993 foi nomeado Núncio Apostólico em Cingapura e Tailândia e Delegado Apostólico na Malásia, Laos e Mianmar. Em 16 de julho de 1994 foi nomeado também Núncio Apostólico no Camboja. Em 25 de março de 1999 foi nomeado arcebispo de Trento e empossado em 30 de maio do mesmo ano.

Em 10 de fevereiro de 2016, o Papa Francisco aceitou sua aposentadoria por motivos de idade.[2]

Referências

  1. catholic-hierarchy.org
  2. «Rinuncia dell'Arcivescovo Metropolita di Trento (Italia) e nomina del nuovo Arcivescovo Metropolita» (em italiano). vatican.va. 10 de fevereiro de 2016. Consultado em 10 de fevereiro de 2016
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.