Lutécia (Paris)

Lutécia (em latim: Lutetia) é o antigo nome romano da cidade de Paris, hoje capital da França.

 Nota: Se procura outros significados de Lutécia, veja Lutécia (desambiguação).
Modelo do fórum de Lutécia.

Esse nome foi dado à cidade pelos romanos, pois quando ali chegaram, não passava de uma vila de pescadores que viviam do rio Sena. Como o rio cobria a vila ao encher e deixava tudo coberto de lama ao secar, acredita-se que deram à cidade o nome Lutetia (Lutèce, em francês), pois "lutum, luti" em latim significa "lama".[1]

O primeiro registro conhecido do nome Lutécia foi feito por Júlio César, em seus Comentários sobre as guerras gaulesas (principalmente no livro 7, capítulos 57-58). O nome parece estar relacionado a uma raiz indo-europeia significando "lama", referindo-se ao terreno após as enchentes do Sena, que os romanos evitavam.

Sob domínio romano, se tornou uma grande cidade, com seu próprio fórum, templos e teatros. Ao final do Império Romano do Ocidente, a cidade era popularmente conhecida como "Parísio", onde, após a queda do Império Romano do Ocidente, teve seu nome oficialmente alterado para Paris.

Especula-se que a cidade tenha alterado seu nome sob o comando de Clóvis, pois o mesmo havia tornado-a capital dos merovíngios no ano de 508 a.D.

Referências

  1. Cf. Gaffiot, Félix. Dictionnaire illustré Latin Français, Librairie Hachette, Paris, 1934.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.