Mádia (Guiana)

Mádia é a capital da região Potaro-Siparuni da Guiana,[1] localizada próximo ao centro do país a uma altitude de 415 metros .

Mádia
Geografia
Países
Território disputado
Regiões
Capital de
Altitude
415 m
Coordenadas
Funcionamento
Estatuto

O comércio está centrado nas operações de mineração de ouro e diamantes da área. Como tal, é afetado pelos altos e baixos econômicos e atrai imigrantes, tanto locais quanto estrangeiros, para obter riqueza através da mineração.

Demografia

A população em Mádia em 2012 era de 2 563 pessoas, e é dividida em três grupos. Os Patamonas, uma tribo indígena , estão envolvidos na agricultura, caça e mineração. Os residentes do litoral da Guiana, migraram para o interior em busca de emprego principalmente na mineração. O terceiro grupo, chamado islenhos, são os imigrantes, e seus descendentes são das ilhas do Caribe, particularmente Santa Lúcia e Dominica. Eles se concentram na agricultura e na queima de carvão. Nos últimos tempos, houve um influxo de um novo grupo, os brasileiros, que também estão envolvidos com mineração e outros negócios. Anualmente, em 10 de setembro, os ameríndios celebram o mês da herança na comunidade de Campbelltown, Mádia,[2] enquanto os ilhéus celebram o Festival La Rose no final de agosto. Este festival foi originado em Santa Lúcia.[3] Sendo Mádia o Centro Administrativo Regional da Região 8, Potaro-Siparuni possui a seguinte infraestrutura relevante:

  • Um hospital
  • Uma creche, uma escola primária e uma escola secundária
  • Um setor comercial que inclui armarinhos, butiques, posto de combustível e 11 restaurantes.
  • Quatro hotéis; duas casas de hóspedes e quatro bordéis
  • uma delegacia
  • uma agência postal
  • Dois poços artesanais
  • Um gabinete administrativo regional
  • uma pista de pouso

Os residentes ainda dependem das chuvas e da água das Cataratas de Salbora para abastecimento de água. Enquanto a eletricidade é atualmente fornecida por empresários locais.

História

Mádia foi fundada no ano de 1884, pelos africanos após a sua emancipação. A maioria deles viajou do condado de Berbice e da costa leste de Demerara em busca de ouro. A companhia britânica de mineração consolidada expandiu a exploração mineira em Mádia e estabeleceu escritórios administrativos coloniais. Durante este período, Mádia só era acessível por vias navegáveis.

A mineração de ouro atraiu vários santa-lucenses para Mahdia, trazendo com eles a língua francesa Patois e tradições culturais, como a celebração de La Rose.[4]

Em novembro de 1933, uma ponte foi construída sobre o riacho Garraway, ligando Mádia a Bartica por trilha. Esta ponte suspensa por cabos foi batizada de Denham , em homenagem ao então governador colonial Sir Edward Denham. Ainda está em uso hoje e se tornou um local turístico.[5] Em 2018, Mádia recebeu o status de cidade.[6]

Mineração

Existem cento e cinquenta dragas terrestres no distrito mineiro de Mádia. A maioria dos mineradores usa escavadeiras para extrair o estéril e utiliza bombas de cascalho para extrair o cascalho com ouro dos poços. Na maioria das vezes, as fossas não são preenchidas, o que faz com que o mosquito anófeles se reproduza e, assim, aumente a propagação da malária. Recentemente, a Comissão de Geologia e Minas da Guiana embarcou no reforço dos regulamentos de emenda, 2005, para a gestão ambiental, que imediatamente criou um impacto na comunidade, reduzindo a poluição dos cursos de água e incentivando a recuperação do solo e o replantio de árvores em áreas onde há foi o desflorestamento.

Clima

Mádia tem um clima equatorial com chuvas fortes a muito fortes durante todo o ano.

Referências

  1. «Capital towns and economic development». Ministry of Communities. Consultado em 18 de agosto de 2020
  2. «Campbelltown to host Heritage Day activities on September 28/29». Guyana Chronicle. Consultado em 9 de setembro de 2020
  3. «The La Rose festival of St Lucia». Stabroek News. Consultado em 9 de setembro de 2020
  4. «The La Rose festival of St Lucia». Stabroek News (em inglês). 29 de setembro de 2013. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  5. «Region 8 (Potaro-Siparuni». National Trust. Consultado em 9 de setembro de 2020
  6. «Mahdia declared Guyana's 10th town». Stabroek News. Consultado em 17 de agosto de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.