Máiréad Carlin

Máiréad Carlin (Derry, Irlanda do Norte5 de dezembro de 1988) —formalmente Máiréad Scolard, é uma cantora, atriz e acordeonista irlandesa integrante do grupo musical feminino Celtic Woman.[2]

Máiréad Carlin
Máiréad Carlin
Informação geral
Nascimento 5 de dezembro de 1988 (35 anos)[1]
Origem Derry, Irlanda do Norte
Nacionalidade Irlandesa
Ocupação(ões) Cantora
Instrumento(s) Voz
Acordeão
Período em atividade 2004 — Presente
Gravadora(s) Decca Records
Manhattan Records
Capitol Records
Universal Music

Inícios e Carreira

Carlin nasce em 5 de dezembro de 1988 na localidade de Derry na Irlanda do Norte.

Máiréad começou a sua carreira musical à idade de 15 anos quando ganhou o papel principal da «Rosa» na ópera de O Pequeno Príncipe[3] de Rachel Portman no concurso Young Talents da BBC. Esta apresentação foi transmitida pela BBC Two e pela PBS nos Estados Unidos.[4]

Máiréad treinou-se em interpretação vocal no Trinity College of Music em Londres. Uma vez graduada, ofereceu-se-lhe uma bolsa de pós-graduação em teatro musical na Real Academia de Música. Ela recusou a bolsa quando lhe ofereceram um contrato com a Decca Records. Carlin continuou o seu treinamento musical sobre a tutela da atriz e cantora britânica Mary Hammond e do músico britânico Simon Lee.

Desde então Máiréad tem actuado para o presidente da Irlanda, interpretado o hino da Irlanda para a partida de rugby internacional Inglaterra-Irlanda, em frente a uma audiência televisiva de milhões. Tem compartilhado palco com agrupamentos musicais como Snow Patrol e The Priests no concerto de 2013 Sons and Daughters para marcar o ano de Derry como Cidade da Cultura.[2] Também gravou o hino da Cidade da Cultura «Let the River Run» junto ao destacado cantor e membro do grupo musical irlandês Celtic Thunder, Damian McGinty,[2] o single desta produção foi publicado em meados de 2014 sob seus próprios selos discográficos Íris Records e Walled City Records.[5] Carly Simon cantora norte-americana, autora da composição, impressionou-se pela nova interpretação de Carlin e McGinty chegando a mencionar a enorme emotividade sentida ao escutar a nova versão e o orgulhosa que se sentiu por este facto, agradecendo por fazê-la sentir-se orgulhosa.[5] Simon convidou Máiréad e Damian a interpretar ao vivo a canção num concerto em benefício do grupo Oceana apresentado por Hillary Clinton, Ted Danson e Harvey Wenstein.

Máiréad tem percorrido o Reino Unido e Irlanda junto ao destacado cantor e compositor Dom McLean, incluindo a sua participação num concerto de sucesso com entradas esgotadas no Royal Albert Hall. A princípios de 2013 estreia com a Orquestra Sinfónica Nacional de Irlanda na Sala Nacional de Concertos da RTÉ TV.[2] Foi também a soprano convidada na canção «The White Light» composta por Ilan Eshkeri para a trilha sonora do filme Alan Partridge: Alpha Papa estreada em 2013.

Álbum Estreia

Após finalizar os seus estudos, Máiréad assinou com a Decca Records e gravou o seu primeiro álbum chamado «Songbook» (cat. MAI001), lançado em meados de 2012. A gravação levou-se a cabo com o acompanhamento instrumental da Orquestra Filarmónica de Londres nos estudos Air e nos estudos British Grove. Foi mixado pelo ganhador do Grammy, o engenheiro Geoff Foster. Carlin descreve esta produção e ao respeito declara:

A produção e distribuição do álbum cessou durante uns anos até que a 6 de maio de 2016 se voltou a publicar de forma independente e com uma nova ordem na lista de canções.

Celtic Woman

Em 5 de agosto de 2013 o website oficial do grupo anunciou a partida da integrante Chloë Agnew quem por razões profissionais abandonaria o conjunto para dedicar-se a projectos solistas. Dezoito dias mais tarde, a 23 de agosto anunciou-se que Máiréad tomaria seu lugar no agrupamento. Ao respeito Carlin declarou sentir-se muito contente e orgulhosa de unir-se a Celtic Woman, sobretudo porque seria a primeira integrante proveniente do norte de Irlanda. Também que se sente muito honrada de poder continuar esta viagem junto a Susan, Lisa e Máiréad.[2]

Vida Privada

Em setembro de 2016 contraiu casamento com Ronan Scolard, cantor e anteriormente membro do coro de Celtic Woman.

Música

Discografia

  • Com Celtic Woman
    • «Celtic Woman: Destiny» — (2015/2016)
    • «Celtic Woman: Voices of Angels» — (2016/2017)
    • «Celtic Woman: Christmas Angels (EP)» — (2016)

Videografia

  • Com Celtic Woman
    • «Celtic Woman: Destiny — Live In Concert» — (2016)
    • «Celtic Woman: Voices of Angels — Live In Concert» — (2017) •

(• A gravar-se em setembro de 2017)

Ver Também

Referências

  1. «Anúncio do aniversário de Máiréad Carlin». twitter.com
  2. «Biografia de Máiréad Carlin em Celticwoman.com». www.celticwoman.com. Consultado em 20 de março de 2018. Arquivado do original em 31 de maio de 2016 (em inglês)
  3. «Real fame Academy: Summer schools helping young hopefuls». www.belfasttelegraph.co.uk (em inglês)
  4. «Opera captures magic of 'Little Prince' story». articles.latimes.com (em inglês)
  5. «American Song Becomes Anthem of Hope in Ireland». irishamerica.com (em inglês)

Ligações externas

Nota

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano cujo título é «Máiréad Carlin».
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.