Mário Helênio de Lery Santos

Mário Helênio de Lery Santos,conhecido como Mário Helênio (22 de maio de 1925 em Juiz de Fora - 26 de novembro de 1995 em Natal), foi um dos maiores cronistas esportivos de Juiz de Fora. O jornalista marcou a história da imprensa na cidade durante muitas décadas, não só nos Diários Associados, como também na PRB-3, a Rádio Sociedade de Juiz de Fora. Mário Helênio foi um incentivador e defensor dos esportes na cidade, além de ser um exemplo de atuação profissional às gerações que o sucederam. “Em seu programa na rádio, todo dia às 11h30, ele divulgava tudo que era competição esportiva, até ‘cuspe à distância’, e dava o resultado de tudo que era jogo de futebol. Então ele criou uma imagem de um homem ligado ao desporto”, explica o ex-técnico Geraldo Magela.

Por mais de 50 anos, o nome de Mário Helênio fez parte do noticiário esportivo escrito e falado de Juiz de Fora. Filho do deputado Jarbas de Lery Santos, Mário começou sua carreira de jornalista com apenas 14 anos, escrevendo para o Diário da Tarde e participando das transmissões esportivas da PRB3. Torcedor do Clube de Regatas Flamengo e do Tupynambás, ele era uma verdadeira enciclopédia esportiva e guardava na memória tudo sobre o futebol de Juiz de Fora e do Brasil. Seus programas no rádio sempre foram líderes de audiência e ele se transformou também em um porta-voz dos esportes amadores.

Mário Helênio comandou seu programa “Giro da Bola”, na Rádio Solar, até 26 de novembro de 1995, falecendo um mês depois.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.