Mário Totta

Mário Totta (Porto Alegre, 5 de janeiro de 1874Porto Alegre, 17 de novembro de 1947) foi um médico, romancista, poeta e jornalista brasileiro.

Mário Totta
Mário Totta
Nascimento 5 de janeiro de 1874
Morte 17 de novembro de 1947 (73 anos)

Biografia

Filho de Augusto Rodrigues Totta e Emília Ribeiro Totta. Estudou no Colégio São Pedro, dos irmãos Castilhos, em Porto Alegre. Farmacêutico, formou-se em 1904 médico pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, onde também foi professor e se aposentou em 1930. Foi diretor do gabinete de identificação do Rio Grande do Sul e fundador do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul.

Iniciou como jornalista no Jornal do Commercio, dirigido por Aquiles Porto Alegre. Foi co-fundador e redator do Correio do Povo, em 1895.

Junto com Sousa Lobo e Paulino Azurenha, criou a novela de caráter naturalista Estrychnina, escrita em 1897.

Foi líder da campanha para aposentar a roda dos expostos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, cujo mecanismo fixado em um muro continha uma pequena porta onde eram deixadas para adoção crianças recém-nascidas. Graças à sua campanha, o mecanismo foi desativado em 1940.

Poeta, romancista, cronista, foi fundador da Academia Rio-Grandense de Letras.

Possui uma rua em sua homenagem localizada no Bairro Tristeza, na cidade de Porto Alegre.

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.