Médico escritor

Médico escritor é o médico que escreve de forma criativa em campos fora da prática da medicina. Seus trabalhos incluem contos, romances, poemas, literatura infantil, peças teatrais, ensaios, ficção especulativa, biografias e traduções.

Encontramos médicos escritores desde a mais remota era até os tempos atuais.

Antiguidade

  • Ctésias de Cnido – médico grego, historiador.
  • São Lucas – apóstolo e autor de um dos 4 evangelhos. É o padroeiro dos médicos.

Idade Média

  • Avicena (980 – 1037) – considerado o maior filósofo do Islamismo. Precursor da introdução dos algarismos arábicos na cultura ocidental.
  • Maimônides (1138 – 1204) – filósofo muçulmano em Andaluzia, Marrocos e Egito.
  • Nicolau Copérnico (1473 – 1543) – médico, matemático, astrônomo, tradutor, jurista polonês.
  • Girolamo Fracastoro (Fracastorius) (Verona, 1478 — Incaffi, 8 de agosto de 1553) foi um médico, matemático, geógrafo e poeta italiano.
  • François Rabelais (1483 – 1553) – médico francês, sacerdote, produtor de peças satíricas e humorísticas de cunho religioso.

Idade Moderna

Idade Contemporânea

Atualidade

Por que o médico escreve

Ao longo da história, sempre encontramos médicos escritores. Na Grécia antiga tiveram inspiração na mitologia.

O seu contato íntimo com o drama da vida humana (nascimento, doenças, morte) faz o médico um observador em posição privilegiada desses sentimentos, fazendo com que gravem e criem histórias sob essas inspirações.

O fator que também induz o médico a escrever é a curiosidade, nata e trabalhada por sua profissão, a respeito de todos os dramas humanos. Ele tem na prática médica sua finalidade, apoiando-se na literatura, e esta se apoiando na sua prática, numa inter-relação de ações. O segredo de profissão faz do médico um ser humano de grande conhecimento do padecimento de seus pacientes, que, no entanto, não pode revelar. A literatura abre um caminho para esse escape de que se sente necessitado.[1]

Associações de médicos escritores

Em 1955 um grupo de médicos escritores criou a Federação Internacional de Sociedades de Escritores Médicos (FISEM), tendo como um de seus fundadores o médico André Soubiran, autor de “Homens de branco”. A FISEM trocou o nome, em 1973, para Union Mondiale des Écrivains Médécins (UMEM). É a célula-mãe de outras instituições semelhantes ao redor do mundo.

Há associações de médicos escritores na Alemanha, Bélgica, Brasil, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Itália, Holanda, Polônia, Portugal, Romênia e Suíça, entre outros países.

Brasil

No Brasil foi criada, nos moldes da FISEM-UMEM, a Sociedade Brasileira de Escritores Médicos (SBEM), depois denominada Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES).

Posteriormente, também foi criada a Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES).[2]

Portugal

Em Portugal existe a Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM).

Moçambique

Em 2013 foi criada a Associação dos Médicos Escritores e Artistas de Moçambique - AMEAM pelo médico Helder Fernando Brígido Martins, espelhada na SOPEAM, na SOBRAMES e na UMEAL.[3]

América Latina

Na América Latina há a Liga Sul-americana de Médicos Escritores (LISAME).

No Uruguai foi criada a Sociedad Uruguaya de Médicos Escritores (SUMES),[4] posteriormente rebatizada de Sociedad Uruguaya de Médicos Artistas (SUMART), com vistas a ampliar a lista de médicos em seus quadros.

CPLP

Nos países lusófonos foi criada a União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (UMEAL), tomando como base a SOBRAMES e a SOPEAM.[5]

Publicações de médicos escritores

A imprensa do Hospital Johns Hopkins publica “Literature and Medicine”, um periódico voltado à interface medicina-literatura.[6]

A Associação Médica Britânica mantém uma lista de médicos escritores em sua página virtual.[7]

A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, através de suas filiadas regionais nos Estados brasileiros, publica alguns periódicos, entre eles:

Referências

  1. «Médicos escritores». Universo Online. Recantodasletras.uol.com.br[ligação inativa]
  2. Academia Brasileira de Médicos Escritores
  3. Médicos fotógrafos expõem
  4. «Sociedad Uruguaya de Médicos Escritores». Consultado em 30 de maio de 2023
  5. União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos
  6. «Literature and Medicine» (em inglês). Press.jhu.edu
  7. «Médicos escritores na BMA» (em inglês). Bma.org.uk. Arquivado do original em 22 de dezembro de 2010

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.