Maciços e Serras Baixas

A unidade dos Maciços e Serras Baixas é uma unidade geoambiental do Nordeste Brasileiro, que ocorre em boa parte dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Caracteriza-se por um relevo composto por maciços imponentes e pouco movimentados e solos de alta fertilidade. O clima varia conforme a altitude: nos pontos mais altos o clima é ameno, propiciando a vegetação de florestas. Nas encostas e sopés, o clima é mais quente, com vegetação característica do semiárido: a caatinga.

Na Bahia, esta unidade surge em serras estreitas e compridas, na direção norte-sul, cortando a Depressão Sertaneja, como as serras Estreito e de Itiúba. Este tipo de serra também surge no sertão da Paraíba e Rio Grande do Norte e no alto do Jaguaribe no Ceará. Nestas serras, os solos são pobres e a vegetação típica é a caatinga.

O potencial hídrico é baixo. Entretanto, o relevo é favorável à implantação de barragens. Existem 64 açudes com capacidade de 736,2 milhões de metros cúbicos de água.

Ligações Externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.