Magnanapoli

Magnanapoli é uma região do Monte Quirinal em Roma, Itália, e que significa literalmente "Grande Nápoles". Uma das explicações para a origem do nome é de que seria uma corruptela de "balnea Pauli" ("Termas de Paulo"), um nome pelo qual era conhecido o vizinho Mercado de Trajano quando se acreditava que o complexo era termas romanas construídas pelo papa Paulo I. Outra teoria defende que seria uma referência ao título de "Magnus Neapolitani Regni Connestabilis" ("Grande [homem] do Co-estabelecido Reino de Nápoles") utilizado pela família Colonna e uma referência aos seus inúmeros feudos no Reino de Nápoles. A família controlava muitas torres na região, similares à Torre delle Milizie — que não era uma delas e foi construída justamente para se opor às torres dos Colonna — e a corruptela pode ter se originado na forma de uma inscrição abreviada ou danificada.

Largo Magnanapoli

Atualmente, na Piazza Magnanapoli ou Largo Magnanapoli estão as igrejas Santa Caterina a Magnanapoli e a vizinha Santi Domenico e Sisto, que serve como igreja da Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Angelicum), além da Villa Aldobrandini.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.