Força Águia de Malaita

Força Águia de Malaita (em inglês: Malaita Eagle Force) foi uma organização militante, originária da ilha de Malaita, nas Ilhas Salomão. Foi formada no início da década de 2000 e logo transferiu-se para Honiara, capital das Ilhas Salomão.

Foi criada durante The Tension ('A Tensão') nas Ilhas Salomão, o qual foi centrada principalmente em Guadalcanal, para defender os malaítas da diáspora em Guadalcanal e a propriedade dos malaítas que deixaram a ilha.[1] Seu porta-voz foi Andrew Nori e seus relatórios de mídia foram intitulados "The Eagles View Point".

A força esteve engajada principalmente na luta contra o Movimento de Libertação de Isatabu e o governo das Ilhas Salomão, que promulgou a Missão de Assistência Regional para as Ilhas Salomão em resposta. Um de seus líderes rebeldes foi Jimmy Rasta. Andrew Nori também foi descrito como um de seus primeiros líderes e foi o porta-voz da Força Águia de Malaita quando derrubaram o governo do primeiro-ministro Bartholomew Ulufa'alu em junho de 2000.[2][3][4] Outra figura importante durante as tensões foi Charles Dausabea.[5]

Referências

  1. THE TENSIONS - Regional Assistance Mission to Solomon Islands (RAMSI)
  2. "PM taken hostage in Solomon Islands", The Guardian, 6 de Junho de 2000
  3. "Coup in Solomon Islands", British Broadcasting Corporation, 5 de Junho de 2000
  4. "Deal struck in Solomon Islands", ABC Radio Australia, 7 de Junho de 2000
  5. "Solomons PM dismisses fears over top post for Australian", The Sydney Morning Herald, 22 de agosto de 2006
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.