Mandato Francês da Síria e do Líbano

O Mandato Francês da Síria, oficialmente Mandato para a Síria e o Líbano[1] (em francês: Mandat français en Syrie et au Liban, em árabe: الانتداب الفرنسي في سوريا و لبنان Al-Entidab Al-Fransi fi Souriya oua Loubnan) foi um mandato da Liga das Nações criado após a Primeira Guerra Mundial e da partilha do Império Otomano.



Mandat français en Syrie
Mandato Francês da Síria

Mandato da Liga das Nações
(Império Francês)


1920  1946
 

 

Bandeira de Síria

Bandeira
Localização de Síria
Localização de Síria
Continente Ásia
Região Oriente Médio
País Síria
Capital Damasco
Língua oficial árabe

Língua do exército e representantes: francês

Governo Não especificado
Período histórico Período entre-guerras
  1920Tratado de Sèvres
  17 de abril de 1946 de 1946Independência

Durante os dois anos que se seguiram ao fim da guerra em 1918, e segundo o acordo Sykes-Picot assinado entre o Reino Unido e a França durante a guerra, os britânicos mantiveram o controle da província otomana da Mesopotâmia (atual Iraque) e na parte sul da província otomana da Síria (atuais Síria, Israel, Líbano e Jordânia), enquanto os franceses controlavam o resto da Síria Otomana (os atuais Síria, Líbano e a província de Hatay, que hoje pertence à Turquia).

Durante os primeiros anos da década de 1920, o controle britânico e francês desses territórios foram formalizados pela Liga das Nações no "sistema de mandatos", e a França foi atribuído o mandato da Síria em 29 de setembro de 1923, que incluiu o Líbano moderno e a província de Hatay em adição à Síria moderna.

O Mandato francês da Síria durou até 1943, quando na sequência da campanha da Síria e do Líbano surgiram dois países independentes da entidade: a Síria e o Líbano. A região de Hatay tinha formalizado a sua união com a Turquia em 1939, através de um referendo. Forças Francesas Livres deixaram o território do antigo Mandato em 1946.

Ver também

Referências

  1. League of Nations Official Journal, Vol 3, August 1922, p1013

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.