Manuel Salgado Zenha

Manuel Salgado Zenha, primeiro e único Barão de Salgado Zenha em Portugal e no Brasil ComNSCGCNSC (Braga, Arcos, 2 de janeiro de 1837Rio de Janeiro, 23 de junho de 1894) foi um comerciante e banqueiro luso-brasileiro.

Manuel Salgado Zenha
Manuel Salgado Zenha
O Barão de Salgado Zenha.
Nascimento 2 de janeiro de 1837
Braga
Morte 23 de junho de 1894
Cidadania Reino de Portugal
Ocupação banqueiro
Prêmios
  • Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
  • Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

Filho de Rodrigo Cardoso Salgado Zenha e Antónia Felizarda da Silva, casou-se com Rita Marques Ferreira, com quem teve três filhos.

Imigrou ainda criança para o Brasil, onde foi sócio sucessivamente de diversas firmas comerciais: João José dos Reis & Cia., depois da Rio, How, Zenha & Silveira por mais de vinte anos; depois da Zenha & Silveira. Desfez-se da empresa para dedicar-se ao ramo bancário, chegando a presidente do Banco Nacional Brasileiro.

Agraciado 1.º Barão de Salgado Zenha no Brasil por D. Pedro II do Brasil a 20 de Julho de 1889 e 1.º Barão de Salgado Zenha em Portugal por D. Carlos I a 3 de Dezembro de 1891,[1] foi também Oficial da Imperial Ordem da Rosa, Comendador e Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Casou no Rio de Janeiro em 1859 com Rita Marques Ferreira (Rio de Janeiro, 1842 - Rio de Janeiro, 25 de Junho de 1928), filha de António Marques Ferreira, do Porto, e de sua mulher Umbelina Rosa Moniz, do Rio de Janeiro, de quem teve duas filhas e um filho:

  • Elisa Salgado Zenha (Rio de Janeiro, 27 de Outubro de 1938), casada com Jerônimo Roberto de Mesquita, 2.º Barão de Mesquita
  • Rodrigo Salgado Zenha
  • Henriqueta Salgado Zenha (Rio de Janeiro, 13 de Julho de 1863 - Rio de Janeiro, 29 de Maio de 1933)

Foi tio-avô e tio-bisavô de Francisco Salgado Zenha.

Referências

  1. "Nobreza de Portugal e do Brasil", Direcção de Afonso Eduardo Martins Zúquete, Editorial Enciclopédia, 2.ª Edição, Lisboa, 1989, Volume Terceiro, p. 650

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.