Marco Otávio

Marco Otávio (viveu no século II a.C.) foi um tribuno romano e um grande rival de Tibério Graco. Um homem sério e discreto, ele ganhou uma reputação como um orador influente. Apesar de terem sido originalmente amigos próximos, Otávio ficou alarmado pela agenda populista de Graco e, sob o comando do Senado romano, repetidamente vetou programas de Graco para a reforma agrária. Graco respondeu, em uma última análise com a Assembleia dos Plebeus tirou o seu cargo e o expulsou do local de encontro da Assembleia, em 133 a.C.[1] Essa ação levou a uma grave escalada no confronto entre os tradicionalistas e os reformadores. A ação foi sem precedentes e violou o Mos maiorum (termo em latim para a "forma tradicional de fazer as coisas") a decisão da Assembleia para depor Marco Otávio, a fim de garantir a aprovação de Tibério Graco, revelou o verdadeiro poder que o tribuno e o conjunto teve, que ele não tinha antes de 133 a.C. O poder da Assembleia e do Tribuno foi um dos fatores que levaram à influência decrescente do Senado na política romana, um dos fatores que levaram às guerras civis romanas e, finalmente, a queda da República Romana.

De acordo com Plutarco, Caio Otávio era um de seus descendentes, assim tornando-o um ancestral do imperador romano Augusto.

Ver também

Referências

  1. Plutarch, The Life of Tiberius Gracchus. Loeb Classical Library edition, 1921
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.