Martim Machado

Martim Machado (m. ca. 1279),[1] foi um nobre do Reino de Portugal, Cavaleiro Fidalgo e detentor do senhorio da Quinta do Outeiro em São Martinho de Mancelos, Mancelos, São João de Rei.[2] Foi também detentor da honra da Quinta do Fojo e Senhor da Honra de Pinho por via do casamento.

Relações familiares

Foi filho de Martim Martins Machado e de Loba Gomes de Pombeiro.[3] Casou com Constança Gonçalves Barroso,[1][2] de quem teve:

  • Pedro Martins Machado,[4] casado com Filipa Afonso Leitão filha de Afonso Mendes de Pena Darga e de Joana Gonçalves Leitão.[1][a]
  • Estêvão Martins Machado casado com Inês Esteves de Tavares,[2] filha de Estêvão Pires de Tavares e de Maria Peres Maldonado.
  • Fernão Martins Machado casado com N. da Cunha,[2] filha de Vasco da Cunha.

Notas

[a] ^ Segundo Sotto Mayor Pizarro: "...é o único referido pelo Conde D. Pedro. Casa-o com Dona N. Afonso Leitão, a quem Felgueiras Gayo dá o nome de Filipa, bem pouco habitual na época. Este autor fá-lo senhor de várias honras em terras de Bouro, o que não conseguimos confirmar."[5]

Referências

Bibliografia

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.