Martino Ferrabosco

Martino Ferrabosco ou Ferabosco (Capolago, Roma, 3 de agosto de 1623) foi um arquiteto e gravurista italiano. De origem ticina, Martino desenvolveu trabalhos em Roma entre a segunda e terceira décadas do século XVII, onde começou a sua actividade profissional enquanto pedreiro, como muitos outros artistas da mesma origem.

Martino Ferrabosco
Nascimento Capolago
Morte 3 de agosto de 1623
Roma
Ocupação arquiteto, pintor, gravador

Obras

Entre os seus trabalhos, muitos deles foram feitos em colaboração com John Vasanzio, nomeadamente:

  • A Torre do Relógio que marcava a entrada dos palácios do Vaticano, de acordo com a via de Alexandria, construída entre 1616 e 1617 e sucessivamente demolida, após algumas décadas até à construção da colunata de Bernini.
  • O tecto da Capela Paulina do Palácio do Quirinal.

Foi "fontanaro" do Palácio Apostólico,[1] superintendente das fontes do Vaticano, de Borgo e Monte Quirinal e projectou algumas fontes com Vasanzio, entre as quais:

  • A Fontana della Galera no Vaticano (1621);
  • A Fontana dell'Aquilone, também no Vaticano.

Martino foi também gravurista, realizando trabalhos de grafismo como os mais conhecidos presentes no Libro dell'Architettura della basilica di San Pietro, publicado em 1620 e mais tarde em 1684, Internet Archive com observações de Giovan Battista Costaguti.

Referências

  1. Cesare D'Onofrio, Le fontane di Roma, 1986
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.