Mary Garcia Castro

Mary Garcia Castro é uma socióloga brasileira[1].

Mary Garcia Castro
Mary Garcia Castro
Nascimento 1941
Cidadania Brasil
Ocupação professora universitária, socióloga
Prêmios

Formou-se em Ciências Sociais em 1968), pela Universidade Federal da Bahia, onde também fez o seu primeiro mestrado, em [Sociologia da Cultura, em 1970. Em seguida vieram o mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e o doutorado em Sociologia pela Universidade da Flórida (1989). Foi professora e pesquisadora da UFBA, além de pesquisadora associada da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Católica de Salvador[2].

Escreveu, em parceria com Miriam Abramovay e Lorena Bernadete da Silva, o livro Juventude e sexualidade no Brasil, considerada a pesquisa mais abrangente realizada no Brasil sobre o tema[3].

Recebeu em 2015 o Diploma Bertha Lutz[4].

Principais obras

  • 2014 - Emancipação, Cidadania e Juventudes: Estes Tempos. Rio de Janeiro: FLACSO-Brasil.
  • 2012 - Educação e População Afrodescendente no Brasil: Avanços, Desafios e Perspectivas. Madrid: Fundacion Carolina. Com Pablo Gentili, Miriam Abramovay e S. Busson.
  • 2012 - Dinâmica Familiar do Cuidado: Afetos, Imaginario e envolvimento dos pais na atençao dos filhos. Salvador: EDUFBA. Com Ana Carvalho e Lucia Moreira.
  • 2009 - Quebrando Mitos: Juventude, Participaçao e Politicas. Brasilia: RITLA/CONJUV. Com M. Abramovay.
  • 2007 - Juventude: tempo presente, tempo futuro? Sao Paulo: GIFE. Com M. Abramovay e A. Deleon.
  • 2006 - Relações Raciais na Escola: reproduçao de desigualdades em nome da igualdade. Brasilia: UNESCO, MEC/INEP, Observatorio de Violencias/UCBrasilia. Com M. Abramovay
  • 2005 - Respostas aos Desafios da Aids no Brasil. Brasilia: UNESCO-Brasil, Ministerio da Saude. Com L.B. Silva.
  • 2004 - Juventudes e Sexualidade. Brasilia: UNESCO.
  • 2002 - Drogas nas Escolas. Brasilia: UNESCO. Com M. Abramovay

Referências

  1. Mary Garcia Castro: "A escola precisa ensinar a pensar sobre identidade". Gestao Escolar, Edição 034, Outubro/Novembro 2014
  2. Mary Garcia Castro. Ciência & Cultura - Pesquisadores
  3. CECHIN, Andréa Forgiarini. Juventudes brasileiras e sexualidade na contemporaneidade. Educação. Porto Alegre/RS, n. 1 (61), p. 191-196, jan./abr. 2007
  4. Congresso homenageia personalidades pela defesa dos direitos da mulher. Agência Senado, 11 de março de 2015

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.