Meteorito Hoba

O meteorito Hoba[1] (também conhecido como Hoba West) é um meteorito que pode ser visto na fazenda de "Hoba West", próximo de Grootfontein, na região de Otjozondjupa na Namíbia. Foi posto a descoberto, mas devido à sua grande massa, nunca foi movido do local onde caíu. Estima-se que a massa principal pese cerca de 60 toneladas, e é o maior meteorito conhecido (num único fragmento) e o mais maciço objeto de ferro de ocorrência natural que se conhece à superfície da Terra.[2]

Meteorito Hoba
Características
Classe
Localização
Coordenadas
Caracteristicas físicas
Estatuto patrimonial
national monument of Namibia (d)
Exploração
Local de descoberta
Data de descoberta
Retenção
Estatuto patrimonial
national monument of Namibia (d)
Hoba Meteorite

A queda

Pensa-se que o meteorito Hoba tenha caído há menos de 80 000 anos. Inferiu-se que a atmosfera terrestre abrandou o objeto até ao ponto em que caiu na superfície com velocidade terminal, permanecendo assim intacto e causando pouca escavação. O meteorito é incomum pelo facto de ser plano em ambas as superfícies principais, o que possivelmente fez com que ricocheteara através da atmosfera superior de igual modo que uma pedra plana ricocheteia na água.

Descoberta

O meteorito Hoba antes da construção dos degraus circulares.

O meteorito Hoba não deixou uma cratera de impacto preservada e a sua descoberta foi fruto do acaso. Diz-se que o proprietário do terreno teria encontrado o objeto enquanto lavrava os seus campos. Durante este trabalho, o fazendeiro ouviu um ruído de metal a ser arranhado, antes do arado ter ficado preso. O meteorito foi escavado pouco tempo depois e identificado por Jacobus Hermanus Brits, cujo relatório foi publicado em 1920. Este relatório pode ser visto no Museu de Grootfontein..

Descrição e composição

O meteorito Hoba é um corpo metálico com forma tablóide, medindo 2,7mx2,7mx0,9m. Em 1920 a sua massa foi estimada em 66 toneladas. A erosão, amostragem científica e o vandalismo reduziram a sua massa ao longo dos anos. Estima-se que a sua massa atual seja de aproximadamente 60 toneladas. A sua composição é de aproximadamente 84% ferro e 16% níquel, com vestígios de cobalto. É classificado como um siderito ataxítico pertencente à classe química IVB, rica em níquel. Devido ao intemperismo a superfície está coberta por uma crosta de hidróxidos de ferro.

História moderna

O meteorito Hoba em 1967.

Numa tentativa de controlar o vandalismo, o governo da Namíbia (então África do Sudoeste), declarou o meteorito Hoba como Monumento Nacional em 15 de Março de 1955, com a permissão da Sra. O. Scheel então proprietária do terreno.[3] Em 1985, a empresa Rossing Uranium Ltd. disponibilizou fundos e meios ao governo namibiano para melhorar a proteção contra o vandalismo. Em 1987, J. Engelbrecht, o proprietário da fazenda "Hoba West" doou o meteorito e o local onde se encontra ao Estado para fins "educativos". Mais tarde nesse ano, o governo abriu um centro turístico no local. Como resultado deste desenvolvimentos, o vandalismo do meteorito cessou e este é agora visitado por milhares de turistas por ano.

Referências

  1. Meteoritical Bulletin Database: Hoba
  2. «Top 5 meteoritos» (em espanhol). National Geographic. Consultado em 13 de setembro de 2016. Arquivado do original em 18 de setembro de 2016
  3. Geochimica Et Cosmochimica Acta, Geochemical Society. Pergamon Press, 1967. page 1470
  • Universe: The Definitive Visual Dictionary, Robert Dinwiddie, DK Adult Publishing, (2005), pg. 223.


Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.