Micrómetro (instrumento)

O micrómetro (português europeu) ou micrômetro (português brasileiro) é um instrumento metrológico capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto (tais como espessura, altura, largura, profundidade, diâmetro etc.) com precisão da ordem de micrometros, que são a milionésima parte do metro.[1][2] Têm vasta aplicação na indústria mecânica e em diversos contextos de medição e ensaios não-destrutivos, medindo toda a espécie de objetos.

Micrômetro Digital
Nota: Para outros significados de Micrômetro, ver Micrômetro (desambiguação).
Detalhe do parafuso micrométrico de um micrômetro típico. No nônio, lê-se 5,783mm

O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que a craveira, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico.

No Brasil, usa-se o termo paquímetro para o instrumento composto de duas partes deslizantes (vernier) e "micrômetro" para o instrumento dotado de parafuso micrométrico, mais preciso. O termo "craveira" não é usado. Em Portugal, a nomenclatura dos instrumentos é diferente.

Origem do micrômetro

Diversos modelos de Micrômetros: interno, externo e de profundidade.

Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples.

Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado palmer.

Em 1890, Laroy S. Starrett patenteou um micrômetro mais aperfeiçoado, utilizando uma tampa para a haste, um módulo que aumentou a velocidade de medição e outras melhorias, o que transformou a versão antiga deste instrumento em uma ferramenta extremamente moderna, que mantém até hoje o mesmo princípio de funcionamento. Laroy S. Starrett é o fundador da Starrett, atualmente uma das maiores fabricantes de ferramentas e instrumentos de medição do mundo, com sede em diversos países.

Princípio de funcionamento

O funcionamento do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável. A circunferência de rosca ("tambor") é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm a 0,001mm.

Nomenclatura

Uma mulher efetuando uma medição com o auxílio de um micrômetro externo para medir uma peça presa ao Torno mecânico.

Descrição das principais partes:

  • Arco: é construído de aço especial e tratado termicamente, a fim de eliminar as tensões, e munido de protetor antitérmico, para evitar a dilatação pelo calor das mãos.
  • Isolante térmico: fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.
  • Parafuso micrométrico: é construído de aço de alto teor de liga, temperado, retificado para garantir exatidão no passo da rosca.
  • Faces de medição: Tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planos e paralelos. Em alguns instrumentos, os contatos são de metal duro, de alta resistência ao desgaste.
  • Bainha: Onde é gravada a capacidade de medição do instrumento, sendo esta gravada de 1 em 1mm, e de 0,5 a 0,5mm.
  • Tambor: é onde se localiza a escala centesimal. Ele gira ligado ao fuso micrométrico.
  • Porca de ajuste: Quando necessário, permite o ajuste da folga do parafuso micrométrico.
  • Catraca: assegura a pressão de medição constante.
  • Trava: Permite imobilizar o fuso numa medida predeterminada.

Como usar um micrômetro e fazer a leitura

Confira o passo a passo a seguir para entender como usar o micrômetro:

  • Passo 1. Colocar o objeto a ser medido entre o pistão e o suporte. Usa-se pelo espeto , espetando no objeto e medindo.
  • Passo 2. Girar o controle do pistão até que ele toque o objeto.
  • Passo 3. Girar o controle do pistão com mais cuidado, até ouvir três cliques.
  • Passo 4. Verificar se tanto o pistão quanto o suporte estão tocando o objeto uniformemente.
  • Passo 5. Acionar a trava do dedal enquanto o objeto está dentro.
  • Passo 6. Remover o objeto do micrômetro.

Para entender como fazer a leitura, segue um exemplo:

Imagine que a medida vai começar com o número inteiro 2. Siga os passos:
  • Passo 1. Olhe na marca dos décimos de polegadas na régua, digamos que seja 2,5.
  • Passo 2. Olhe a marca de 25 milésimos próxima a dos décimos de polegadas, digamos que seja ,025.
  • Passo 3. Encontre o número e a marca correspondente na escala do dedal próxima, mas ainda inferior à linha de medida na régua.
  • Passo 4. Adicione isto à marca de 25 milésimos. Até agora, a medida se encontra em 2,545.
  • Passo 5. Vire o micrômetro para ver a marca dos centésimos de polegada.
  • Passo 6. Ache a marca na régua que está alinhada com a marca no dedal (3), para ter uma medida final no nosso exemplo de 2,5453.

Referências

  1. Fernando Pereira Moutinho Rodrigues. «Micrómetro». Perícias e Avaliações. Consultado em 20 de março de 2014
  2. «Verbete "micrómetro"». Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Consultado em 20 de março de 2014

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.