Microemulsão

Microemulsão é a dispersão de água, óleo e surfactante que é um sistema isotrópico e termodinamicamente estável com diâmetro de domínio disperso variando aproximadamente de 1 a 100 nm, geralmente 10 a 50 nm[1] O termo "microemulsão" foi utilizado pela primeira vez ainda mais tarde por Schulman et al. em 1959[2] para descrever um sistema multifásico composto por água, óleo, surfactante e álcool, que forma uma solução transparente[3].

História

As microemulsões não foram realmente reconhecidas até o trabalho de Hoar e Schulman em 1943, que relatou uma emulsão espontânea de água e óleo na adição de um forte agente de superfície.[4] As primeiras microemulsões comerciais foram provavelmente as ceras líquidas descobertas por Rodawald em 1928. O interesse em microemulsões realmente aumentou no final da década de 1970 e início dos anos 80, quando reconheceu que tais sistemas poderiam melhorar a recuperação do petróleo e quando os preços do petróleo atingiram níveis em que os métodos de recuperação terciária se tornaram lucrativos[5].

Referências

  1. Gibaud S, Attivi D (2012) Microemulsion for oral administration and their therapeutics applications.Expert Opin Drug Delivery
  2. Schulman, J. H.; Stoeckenius, W.; Prince, M. J. Phys. Chem. 1959, 63, 1677.
  3. Microemulsions , publicado pela Universidade de Bristol (2004)
  4. Sjöblom, J.; Lindberg, R.; Friberg, S. E. Adv. Colloid Interface Sci. 1996, pg 125.
  5. Shah, D. O., Ed. ‘Surface Phenomena in Enhanced Recovery’ Plenum Press, 1981, New York
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.