Miklós Perényi

Miklós Perényi (Budapeste, 1948) é um violoncelista e professor de música húngaro. Nascido numa família de músicos, começou a estudar violoncelo aos cinco anos com Miklós Zsamboki, discípulo de David Popper, e deu o seu primeiro concerto em Budapeste aos nove. Mais tarde, trabalhou com Enrico Mainardi em Roma e com Ede Bande em Budapeste.

Miklós Perényi
Miklós Perényi
Nascimento 5 de janeiro de 1948
Budapeste
Cidadania Hungria
Irmão(ã)(s) Eszter Perenyi
Alma mater
Ocupação violoncelista, professor de música, compositor
Prêmios
  • Prêmio Kossuth (1980)
  • Prêmio Franz Liszt (1970)
  • Meritorius Artist of Hungary (1976)
  • Great Artist of Hungary Award (1984)
  • Prima Primissima Prize (2007)
  • Prêmio Kossuth (2007)
  • Commander Cross of the Order of Merit of the Hungarian Republic (2006)
  • Cavaleiro das Artes e das Letras (2002)
Empregador(a) Academia de Música Franz Liszt, Universidade de Basileia
Instrumento violoncelo

Em 1963 foi premiado no Concurso Pablo Casals de Budapeste[1] e o próprio Pablo Casals convidou-o para as suas aulas em Porto Rico e para o Festival de Marlboro. Recebeu os prémios Kosath e Bartók-Pasztory e é desde 1980 catedrático da Academia Franz Liszt de Budapeste. Atuou nas melhores salas do mundo e foi convidado para os festivais de Edimburgo, Lucerna, Praga, Salzburgo, Viena, Hohenems, Varsóvia e Berlim, entre outros. Atuou igualmente no Japão, China e Estados Unidos e participou em certames de violoncelo como o Festival de Kronberg ou o Festival Pablo Casals de Prades.

Miklós Perenyi toca com a Orquestra do Festival de Budapeste e a Orquestra Filarmónica da Rádio de Budapeste. Recebeu o Prémio Kossuth em 2007.

Miklós Perényi colabora regularmente com o Quarteto Keller. Já gravou para várias editoras como a Hungaroton, EMI-Quint, Sony Classics, Teldec, Decca Col legno e Erato. Gravou com András Schiff as sonatas completas de Beethoven.

Ligações externas

Referências

  1. «Miklós Perényi». Consultado em 15 de fevereiro de 2011
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.