Mina Ahadi

Mina Ahadi escutar(Abhar (Irão), 1956) é uma ativista austríaca comunista, secularista e humanista e atual membro do Comitê Central e Politburo do Partido Comunista do Irã.[1]

Mina Ahadi
Mina Ahadi
Nascimento 1956 (68 anos)
Abhar
Cidadania Áustria, Irã
Ocupação política, porta-voz, ativista dos direitos humanos, ativista pelos direitos das mulheres
Prêmios
  • Secularist of the Year (2007)
Movimento estético ateísmo
Religião ateísmo

Mina Ahadi é a principal figura do Comitê Internacional contra o Apedrejamento. Ela é também a principal fundadora do Conselho Central dos ex-muçulmanos. Ahadi é conhecida pela sua visão contundentemente crítica com respeito ao islamismo.

Mina Ahadi nasceu em Abhar, de uma família azeri. Durante a Revolução iraniana ela estava em Tabriz e participou da revolução comunista. O marido, que também era um ativista político, foi executado no dia do aniversário de casamento. A execução tornou-se uma motivaçãopara a luta contra o castigo. Ela vive e trabalha na Alemanha e recentemente ajudou a libertar Nazanin Fateh no Irã. Devido a ameaças de morte, ela vive sob proteção da polícia. É mãe de duas filhas.

Obra

  • Mina Ahadi com Sina Vogt: Ich habe abgeschworen. ed. Heyne, Munique 2008, ISBN 978-3-453-15288-5 (autobiografa)

Ver também

Notas

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Mina Ahadi», especificamente desta versão.

Referências

  1. «Mina Ahadi». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 10 de agosto de 2020

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.