Mina de Kiruna
A Mina de Kiruna (em sueco: Kirunagruvan) é uma mina de ferro, localizada na proximidade da cidade de Kiruna, na província histórica da Lapónia, no Norte da Suécia.
É a maior mina subterrânea de minério de ferro do Mundo, situada a 145 km a norte do Circulo Polar Ártico, na montanha de Kiirunavaara, imediatamente a sudoeste da cidade de Kiruna.
O filão de minério tem 4 km de comprimento e 85 m de largura, e está colocado numa posição íngreme, até pelo menos 2000 m de profundidade. Tem um teor muito rico em ferro – magnetita e hematita – assim como em algum fósforo.
Pertence à empresa mineira estatal Luossavaara-Kiirunavaara AB, conhecida como LKAB.
[1]
[2]
[3]
Imagens
Onde a cidade termina e a mina começa
Pelotas de ferro
Perfil do interior da mina
Secção do interior da mina, aberta a visitantes
Referências
- «Kiruna» (em sueco). Nationalencyklopedin – Enciclopédia Nacional Sueca. Consultado em 15 de janeiro de 2023
- «Kiruna–Gällivare jernmalmprovins» (em norueguês). Store norske leksikon (Grande Enciclopédia Norueguesa). Consultado em 15 de janeiro de 2023
- Bent Valeur, Henrik Stendal, Michael Linton. «Kiruna» (em dinamarquês). Den Store Danske Encyklopædi (Grande Enciclopédia Dinamarquesa). Consultado em 15 de janeiro de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.
