Montes Ellsworth

Montes Ellsworth é o mais alto conjunto de montanhas da Antártica, que se estendem no sentido norte-sul por 360 km de extensão e 48 km de largura, a oeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne, na Terra de Marie Byrd. Nos Montes Ellsworth está localizado o Maciço Vinson, ponto culminante do continente antártico, com 4.892 metros.[1] Elas são cortadas pela Geleira Minnesota, com a porção norte recebendo o nome de Cordilheira Sentinela e a porção sul recebendo o nome de Cordilheira Heritage.

Descoberta

As montanhas foram descobertas em 23 de Novembro de 1935, por Lincoln Ellsworth, durante um voo trans-antártico que partiu da Ilha Dundee em direção à plataforma de gelo Ross. Ele deu o nome de "Cordilheira Sentinela" às montanhas.[1]

As montanhas foram mapeadas detalhadamente pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos a partir de exames topográficos realizados no chão e fotos aéreas tiradas pela Marinha dos Estados Unidos, 1958-66. Quando se tornou aparente que as montanhas eram duas cordilheiras distintas, o Comitê Consultivo sobre Nomes Antárticos transferiu o nome de "Cordilheira Sentinela" para a cordilheira ao norte, batizando a porção sul de Cordilheira Heritage e recomendando o nome do descobridor para o conjunto das duas.[1]

Clima

A média das temperaturas nos Montes Ellsworth é de -30 °C. A melhor época para expedições é de Novembro a Janeiro, no meio do verão do hemisfério sul. No entanto, conseguir arranjar uma excursão lá é difícil, necessitando de recursos consideráveis ou patrocínio científico.

Referências

  1. «Ellsworth Mountains» (em inglês). United States Geological Survey. Consultado em 23 de agosto de 2009

 Este artigo incorpora material em domínio público de United States Geological Survey , documento "Montes Ellsworth" (conteúdo do Geographic Names Information System).

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.