Monte Arafate

O Monte Arafate[1] (em árabe: جبل عرفات; romaniz.:Jabal 'Arafat ou Jabal ar-Rahmah; em português, "montanha da piedade" ) é uma colina de granito, com altura aproximada de 70 metros, situada a leste de Meca, onde o profeta Maomé - o último profeta do Islã - fez seu Sermão de Adeus (em árabe: خطبة الوداع, Khutbatul Wada), no nono dia do Dulrija,[2] no ano 10 do calendário hegírico (ou 632 da Era Cristã), dirigindo-se aos muçulmanos que o acompanharam no haje, no final de sua vida.

Planície de Arafate durante o Haje

O setor em torno da colina chama-se planície de Arafate. O lugar tornou-se importante para o Islã e durante o haje, os peregrinos devem passar ali a tarde do nono dia de Dulrija. A ausência do peregrino na planície de Arafate nesse dia invalida a peregrinação.

Os muçulmanos acreditam que o profeta Adão e sua mulher Eva foram reunidos na colina e perdoados por Alá depois de 200 anos de separação por sua desobediência, sugerida por Satanás.

Referências

  1. Machado, José Pedro. Alcorão. Lisboa: Junta de Investigações Científicas do Ultramar. p. 41
  2. «Saudi Arabia Hajj: Millions at Mount Arafat for ceremonies». BBC News (em inglês). 11 de setembro de 2016. Consultado em 11 de outubro de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.