Montes Pônticos

Os Montes Pônticos, também conhecidos como Cordilheira Pôntica, Montes do Ponto[1] (em turco: Kuzey Anadolu Dağları ou Dogukaradeniz Dağları[2][a]) ou, localmente e em grego pôntico, como montanhas Parhar ("alto", "topo" em hitita[3]), formam uma cadeia de montanhas no nordeste da Turquia, cujo extremo oriental se estende para dentro do sudoeste da Geórgia.

Montes Pônticos
  acidente geográfico  
Montes Pônticos
Panorama das montanhas em 2007, desde o planalto de Yaylası, na província de Giresun, Turquia.
Localização
Localização em mapa dinâmico
Coordenadas 🌍
Continente
Países  Turquia
 Geórgia
Localização nordeste da Turquia e sudeste da Geórgia
Características gerais
Tipo
Cume(s) mais alto(s) Kaçkar Dağı
Dimensões
Altitude máxima 3 931 m

Descrição

A cadeia se estende de oeste para leste, paralelamente e próxima à costa sul do Mar Negro, desde a região de Trebizonda, passando por Artvin, na Turquia, e entrando no sudoeste da Geórgia. O pico mais alto da cadeia é o Kaçkar Dağı, no maciço dos Kaçkar[b], com 3 931 metros de altitude. A Falha do Norte da Anatólia e a Falha Oriental da Anatólia, falhas transcorrentes dispostas na orientação leste-oeste, acompanham toda a extensão da cordilheira.

As montanhas são majoritariamente cobertas por densas florestas, principalmente de coníferas. As florestas coníferas e caducifólias da Anatólia setentrional formam uma ecorregião que cobre a maior parte da cadeia, enquanto as florestas mistas do Cáucaso se estendem por toda a extremidade oriental da cordilheira dos Montes Kaçkar. A região abriga exemplares da fauna da Eurásia como o tetraz-do-cáucaso (Tetrao mlokosiewiczi), o melro-de-peito-branco, o canário-asiático (Serinus pusillus) e a trepadeira-dos-muros. [4]

A estreita faixa costeira entre as montanhas e o Mar Negro, conhecido historicamente como Ponto, é onde se encontram as florestas caducifólias do Ponto Euxino e da Cólquida, que contém algumas das únicas florestas temperadas da Europa. O Planalto da Anatólia, ao sul da cordilheira, apresenta um clima consideravelmente mais seco e mais continental que o litoral, úmido e mais ameno.

Notas

      [a] ^ Karadeniz é o nome do Mar Negro em turco.
      [b] ^ A designação de Montes Kaçkar é usualmente aplicada apenas uma cordilheira, mas por vezes abarca todo o sistema montanhoso pôntico. Exemplo: Ayliffe, Rosie; Dubi, Marc; Gawthrop, John; Richardson, Terry (2003). The Rough Guide to Turkey (em inglês) 5 ed. [S.l.]: Rough Guides, Ltd. pp. V. ISBN 1-84353-071-6.

      Referências

      1. Hodges, Mary Jane (1990). O Novo Atlas do Mundo. Lisboa: Selecções do Reader's Digest. 118 páginas. ISBN 972-609-041-5
      2. Türkiye Touristic Road Map. Antalya: Bilge Color Turizm Ticaret, LTD. STI. 2003
      3. Öztürk, Özhan (2005). Karadeniz Ansiklopedik Sözlük (Dicionário Enciclopédico do Mar Negro) (em turco). Istambul: Heyamola Publishing House. 1836 páginas. ISBN 9756121009. Referido em: «www.karalahana.com» (em inglês) e «www.turkishbooks.com» (em inglês).
      4. Couzens, Dominic (2008). Top 100 Birding Sites of the World. [S.l.]: University of California Press. pp. 73–75. ISBN 978-0-520-25932-4
      This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.