Monumento aos Mortos da Grande Guerra

Monumento aos Mortos da Grande Guerra, localizado na Avenida da Liberdade, em Lisboa, homenageia os combatentes portugueses na I Guerra Mundial. A 9 de abril de 1920, aniversário da Batalha de La Lys, surgiu a ideia de se erigir um monumento aos heróis mortos na Grande Guerra.

Monumento aos Combatentes da Grande Guerra em Lisboa
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Incluído em sítio classificado (d)
Localização
Localização
Coordenadas

História

Monumento aos Mortos da Grande Guerra.

Foi constituída uma Comissão Nacional para o efeito, presidida por Magalhães Lima, e, depois, sucessivamente pelos generais Abel Hipólito e Roberto Baptista, sendo a primeira pedra colocada pelo Presidente da República, Dr. António José de Almeida, em 9 de abril de 1923.

O monumento é projecto dos arquitectos Guilherme Rebelo de Andrade e Carlos Rebelo de Andrade e o conjunto escultórico é de Maximiano Alves e foi inaugurado em 22 de novembro de 1931, com a presença do presidente da República, general Óscar Carmona, e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, general Vicente de Freitas.

A figura da Pátria coroa o soldado. Lateralmente, duas figuras plásticas sustentam a Pátria, num esforço supremo. O monumento tem a legenda "Ao serviço da Pátria, o esforço da Grei"

No mesmo local esteve projectado, chegando a ser lançada a primeira pedra em 22 de janeiro de 1888, um monumento a António Maria Fontes Pereira de Melo.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.