Mortos na Primeira Guerra Mundial

O número total de baixas militares e civis na Primeira Guerra Mundial foi de cerca de 40 milhões: as estimativas variam de cerca de 15 a 22 milhões de mortes[1] e cerca de 23 milhões de militares feridos, classificando-a entre os conflitos mais mortíferos da história da humanidade.

Cemitério do exército francês de Douaumont visto do ossuário de Douaumont, que contém restos mortais de soldados franceses e alemães que morreram durante a Batalha de Verdun em 1916

O número total de mortes inclui de 9 a 11 milhões de militares. O número de civis mortos foi de cerca de 6 a 13 milhões.[1][2] A Tríplice Entente (também conhecida como Aliados) perdeu cerca de 6 milhões de militares, enquanto as Potências Centrais perderam cerca de 4 milhões. Pelo menos 2 milhões morreram de doenças e 6 milhões desapareceram, presumivelmente mortos.

Cerca de dois terços das mortes de militares na Primeira Guerra Mundial ocorreram em batalha, ao contrário dos conflitos que ocorreram no século XIX, quando a maioria das mortes foi causada por doenças. No entanto, as doenças, incluindo a pandemia de gripe de 1918 e as mortes enquanto prisioneiros de guerra, ainda causaram cerca de um terço do total de mortes militares de todos os beligerantes.

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.