Movimento de Libertação do Congo

Movimento de Libertação do Congo (em francês: Mouvement de libération du Congo, MLC) é um partido político da República Democrática do Congo. Anteriormente, durante a Segunda Guerra do Congo, foi um grupo rebelde armado que lutou contra o governo. Mais tarde, participou do governo de transição nascido depois da guerra e atualmente é um partido de oposição.

Nasceu em 30 de setembro de 1998 como um levante contra o regime. A maioria de seus líderes eram adeptos exilados de Mobutu Sese Seko na República do Congo e na República Centro-Africana.[1] Durante a guerra, o Movimento para a Libertação do Congo foi respaldado por Uganda e se apoderou da maior parte do norte do país[2], especialmente na província de Equateur. Sua base de operações estava em Gbadolite. Seu líder é o ex-empresário Jean-Pierre Bemba, que após os acordos de paz de 2002 tornou-se vice-presidente.[3]

Referências

  1. Abbott, Peter (2014). Modern African Wars (4): The Congo 1960-2002. Osprey Publishing, pp. 43. Ilustrado por Raffaele Ruggeri. ISBN 9781782000761.
  2. «Mouvement de libération du Congo». Perspective monde
  3. «Mouvement de liberation congolais (MLC)». GlobalSecurity.org
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.