Mpv

Mpv é um tocador de mídia baseado no MPlayer e o mplayer2. Ele é um Software livre e de código aberto liberado sob uma mistura de licenças, incluindo a GPLv2+ e GPLv3 e LGPLv3.

Mpv
Logótipo
Mpv
Captura de tela
Mpv
mpv reproduzindo Big Buck Bunny
Autor Desenvolvedores do MPlayer e mplayer2
Desenvolvedor Comunitário
Plataforma ARM, PowerPC, x86 / IA-32, x86-64, e Arquitetura MIPS
Lançamento 7 de agosto de 2013 (10 anos) [1]
Versão estável 0.37.0 (21 de novembro de 2023)
Versão em teste [+/-]
Idioma(s) multilinguagem
Escrito em C, Objective-C, Lua
Sistema operativo Windows, MacOS e Linux
Gênero(s) Tocador de mídia
Licença GPLv2+, partes do LGPLv2.1+, outras partes de GPLv3
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial https://mpv.io/

Ele roda em vários sistemas operacionais, incluindo o Sistema operacional tipo Unix e variantes do Berkeley Software Distribution (BSD), Linux e macOS, e Windows. Ele é multi-plataforma, funcionando em ARM, PowerPC, x86 / IA-32, x86-64, e Arquitetura MIPS.

História

Mpv foi bifurcado do mplayer2 em 2012, que foi bifurcado do MPlayer[2] em 2010. O motivo da bifurcação foi para motivar os desenvolvedores ao remover partes do código que estavam defasadas e remover o suporte a sistemas extremamente antigos. Como resultado, o projeto teve um grande Influxo de contribuições.[3]

Desde junho de 2015, o Código-fonte está em um processo de relicenciamento do GNU General Public License versão 2 (GPLv2) ou superior para a GNU Lesser General Public License versão 2.1 (LGPLv2.1) ou superior para permitir o uso do mpv como uma livraria em mais aplicações.[4]

Diferenças entre o mpv e o MPlayer

O mpv teve várias mudanças notáveis, uma vez que foi bifurcada do MPlayer, sendo a mudança mais visível a GUI minimalista e os controles na tela (On-Screen-Controller) integrada para oferecer controle de mouse básico. Isso visava tornar a interação mais fácil para novos usuários e permitir uma busca precisa e direta.

Vídeo de sites
Através do youtube-dl, o mpv suporta nativamente a reprodução de vídeo do YouTube e mais de 300 sites suportados.[5] Isso permite que reprodutores em Adobe Flash ou HTML5 sejam substituídos pelo mpv.
Saída de vídeo em alta qualidade
O mpv tem um driver de saída de vídeo personalizado e baseado no OpenGL[carece de fontes?] e também suporte ao novo API Vulkan,[6] o que permite suportar mais de 100 opções de controle de qualidade de reprodução do vídeo, incluindo o uso avançado dos filtros de upscaling, gerenciamento de cores, e Pixel Shader personalizável.[7]

Veja também

Referências

  1. «Primeira versão» (em inglês). github.com. 7 de agosto de 2013
  2. «MPV, uma nova versão do MPlayer/MPlayer2» (em inglês). Phoronix. 28 de janeiro de 2015
  3. «Contribuições ao mpv-player/mpv». github.com
  4. «Relicenciamento GPL(#2033)» (em inglês). github.com. 14 de setembro de 2017
  5. «youtube-dl: Sites suportados». github.io. Consultado em 21 de março de 2016
  6. «MPV Player 0.28 adiciona suporte a Vulkan». Phoronix. Consultado em 25 de dezembro de 2017
  7. «Manual MPV (Seção de saída de vídeo em OpenGL)». Consultado em 21 de março de 2016
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.