Multiculturalismo no Brasil

O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural.

Mosaico de imagens de brasileiros dos mais variados grupos étnicos

História

O processo imigratório teve grande importância para a formação cultural. O Brasil incorpora em seu território culturas de todas as partes do mundo. Este processo de imigração começou em 1530 após os portugueses terem dado início à colonização do Brasil. Os primeiros imigrantes não portugueses que foram para o Brasil foram os africanos, eram utilizados como escravos nas lavouras de cana-de-açúcar.

Graças ao rápido desenvolvimento das plantações de café, a imigração ao país intensificou-se a partir de 1818, quando chegaram ao país imigrantes de fora de Portugal à procura de oportunidades de emprego nas plantações de café do país, alguns exemplos são os suíços, alemães, eslavos, turcos, árabes, italianos, japoneses, entre outros.

No Brasil existem diversas etnias e culturas. Devido ao fato de que existe uma mistura de etnias no país fazendo com que ele se torne multicultural.

Referências

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.