Museu Maynense da Academia das Ciências de Lisboa

O Museu Maynense é um museu da Academia das Ciências de Lisboa.[1]

O Pe. Joseph Mayne, que instituiu a colecção do Museu Maynense

Criação

Na origem dos museu estão as coleções organizadas pelo padre Joseph Mayne (1723-1792) que, sob a administração da Academia, dirigiu a Aula Maynense, uma instituição de ensino superior, onde procurava «evidenciar as maravilhas da Criação».

Para ilustrar as suas aulas, organizou um «Gabinete» com «curiozidades» e uma biblioteca, adquiridos graças ao apoio da Família Real Portuguesa e da Academia[2][3][4].

As coleções

O Museu Maynense inclui, entre outras, as seguintes coleções:

Tal como a própria Academia, o Museu sofreu devido a várias décadas de gestões desastrosas, ligadas às várias revoluções que assolaram o próprio país, até que foi reorganizado por Rómulo de Carvalho, seu anterior curador. que também publicou dois estudos relacionados com o seu acervo[5].

Bibliografia

  • Carvalho, Rómulo de (1993). O material didáctico dos séculos XVIII e XIX do Museu Maynense da Academia das Ciências de Lisboa. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa
  • Carvalho, Rómulo de (2000). O material etnográfico do Museu Maynense da Academia das Ciências de Lisboa. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa. ISBN 972-623-099-3

Referências

  1. Museu Maynense, no portal da Academia das Ciências de Lisboa
  2. Carvalho 1993.
  3. Carvalho 2000.
  4. Museu Maynense na página da Academia das Ciências de Lisboa.
  5. Cf. bibliografia.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.