Óleo de néroli

O Óleo de Néroli é um óleo similar em aroma ao oléo de Bergamota produzido da flor da laranjeira Bergamota (Citrus aurantium var. amara ou Bergamia).

 Nota: Para Óleo de néroli, veja Óleo (desambiguação).

As flores são colhidas, normalmente manualmente, em fins de abril ao início de maio. O óleo etéreo é produzido por extração com solvente orgânico, pois as flores são muito frágeis para tolerar a destilação a vapor. De cada 1 tonelada colhida, obtém-se aproximadamente 1 kg de Néroli.

No final do século XVII, Anne Marie Orsini, duquesa de Bracciano e princesa de Nerola, introduziu a essência da flor de laranjeira como uma fragrância popular ao perfumar suas luvas e seu banho. Desde então, o nome de Néroli é usado para descrever essa essência. O Néroli possui um aroma apimentado, refrescante e distinto com características doces e florais. É um dos óleos florais mais utilizados na perfumaria. É uma substância atóxica, não-irritante, não-degradável e foto-atóxica. Mais de 12% de todas as qualidades de perfumes modernos usam o Néroli como seu ingrediente principal. Ele combina bem com qualquer óleo cítrico, vários florais absolutos e a maioria dos componentes sintéticos disponíveis no mercado. O óleo de Néroli é um elemento clássico no design de fragrâncias e um dos mais usados na indústria. Ele também é usado em sabores (indústria alimentícia), onde tem uso limitado.

Como um óleo essencial, usado na aromaterapia e massagem, credita-se ao Néroli efeito calmante no sistema nervoso. Tradicionalmente, o óleo de Néroli não era só usado para aliviar a tensão e a ansiedade, mas também para melhorar a circulação e curar varizes. A solução é feita ao adicionar três ou quatro gotas do óleo essencial a um copo de óleo de amêndoa doce ou óleo de gérmen de trigo. O óleo é, então, concluído ao adicionar extrato de semente de toranja, mas se a solução for usada em crianças e mulheres grávidas, somente metade da quantidade de óleo essencial deve ser usada.

O óleo de Néroli também é um dos ingredientes da OpenCola.

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.