Nível de preços

O Nível geral de preços é uma medida hipotética diária de preços globais de um conjunto de bens e serviços (a cesta de consumo), em uma economia ou união monetária, durante um dado intervalo (geralmente um dia), normalizado em relação a um conjunto base. Normalmente, o nível geral de preços é aproximado com um índice de preços, via de regra, o IPC. O nível geral de preços pode mudar mais do que uma vez por dia durante a hiperinflação.

Fundamento teórico

A dicotomia clássica é a suposição de que há uma distinção relativamente estreita entre aumentos ou reduções gerais nos preços e as variáveis econômicas “nominais” subjacentes. Assim, se os preços aumentarem ou diminuírem, assume-se que esta alteração pode ser decomposta da seguinte forma:

Dado um conjunto de bens e serviços, o valor total das transações em no momento é

onde:

representa a quantidade de no momento
representa o preço vigente de no momento
representa o "real" preço de no momento
é o nível de preço no momento

O nível geral de preços é diferente de um índice de preços, na medida em que a existência do primeiro depende da dicotomia clássica, enquanto o segundo é simplesmente uma computação, e muitos deles serão possíveis independentemente de serem significativos.

Significado

Se, de fato, um componente de nível geral de preços puder ser distinguido, seria possível medir a diferença nos preços gerais entre duas regiões ou intervalos. Por exemplo, a taxa de inflação pode ser medida como:

E assim, o crescimento econômico ou contração "real" pode ser diferenciado de uma mera alteração de preços pela deflação do PIB ou por alguma outra medida.

Ver também

Referências

    Bibliografia

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.