Número algébrico

Em matemática, um número algébrico é qualquer número real ou complexo que é solução de alguma equação polinomial com coeficientes inteiros. Em um sentido mais amplo, diz-se que um número é algébrico sobre um corpo quando ele é raiz de um polinômio com coeficientes neste corpo.

Todos os números racionais são algébricos porque qualquer fracção do tipo é solução de . Alguns números irracionais como e são também algébricos, porque são as soluções de e , respectivamente. Mas nem todos os reais são algébricos – como exemplo refiram-se π e . A um número real ou complexo não algébrico dá-se o nome de número transcendente.

Se um número algébrico for solução de uma equação de grau com coeficientes inteiros e de nenhuma de grau inferior, diz-se que é um número algébrico de grau .

O corpo dos números algébricos

A soma, subtração, produto e quociente de dois números algébricos é novamente um número algébrico, logo eles formam um corpo. Pode-se mostrar que as soluções de equações polinomiais com coeficientes algébricos são novamente números algébricos. Posto de outro modo, o corpo dos números algébricos é algebricamente fechado De facto, é o menor corpo algebricamente fechado que contém os racionais, pelo que é a aderência algébrica do corpo dos números racionais.

Números definidos por radicais

Todos os números que possam ser escritos usando uma forma finita de adições, subtrações, multiplicações, divisões, e raízes de grau n (n inteiro positivo) são algébricos. O contrário, no entanto, não é verdadeiro, pois há expressões algébricas que não podem ser representadas dessa maneira. Todos esses números podem ser vistos como soluções para equações polinomiais de grau ≥ . Isto é o que diz a Teoria de Galois.

Inteiros algébricos

Um número algébrico que é raiz de uma equação polinomial de grau , com coeficientes inteiros, onde o coeficiente do termo de grau é igual a diz-se um inteiro algébrico. Por exemplo, e são inteiros algébricos.

A soma, a diferença e o produto de inteiros algébricos é novamente um inteiro algébrico; por outras palavras, os inteiros algébricos formam um anel. O nome «inteiro algébrico» tem origem no facto de os únicos números racionais que são inteiros algébricos serem os números inteiros.

Números algébricos sobre um corpo

Ver artigo principal: Elemento algébrico

Sejam K e L corpos, e . Então, considerando-se todos os polinômios p(x) não-nulos com coeficientes em K, temos que:

é transcendente sobre K se
é algébrico sobre K se

Por exemplo, é transcendente sobre , mas é algébrico sobre (porque é uma raiz de ).

Aproximação por números racionais

Todo número real (como os números algébricos) pode ser aproximado por números racionais. Uma observação aparentemente paradoxal é que os números algébricos são ruins de serem aproximados por números racionais, ou seja, ao se aproximar

o erro tende a ser grande quando comparado com o denominador q. Isso pode ser usado para mostrar que alguns números não são algébricos. Para maiores detalhes, ver artigo sobre Números de Liouville.


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.