Nazaret Daghavarian

Nazaret Daghavarian (Arménio: ննզզրեթ տտղղվրյրեթն, Turco: Nazaret Dağavaryan; 1862 em Sebastia, Império Otomano - 1915) era um médico armênio otomano, agrônomo e ativista público, e um dos fundadores do armênio União Geral Benevolente (AGBU). Foi autor de trabalhos científicos sobre medicina, religião e história.

Biografia

Ele nasceu como Chaderjian (turco: Çadırcıyan) em Sebastia e estudou nos colégios de Constantinopla, depois terminou na Universidade de Paris. Ele foi o diretor-chefe das escolas armênias da província de Sebastia, depois dirigiu a escola aramiana e o hospital São Salvador em Constantinopla. Preso pelas autoridades turcas, foi libertado após mediação da embaixada francesa e em 1905 mudou-se para o Cairo, onde trabalhou como médico e professor e participou da fundação da organização de caridade AGBU. Em 1908, após a revolução dos Jovens Turcos, ele retornou a Constantinopla e foi eleito membro do parlamento otomano e Comitê Central Nacional Armênio. Ele era um membro do Partido Ramgavar (Partido Liberal Democrático Armênio) e um dos fundadores do Partido Otomano da Liberdade e do Acordo, que era o principal partido de oposição ao Comitê de União e Progresso. Em 24 de abril de 1915 ele foi preso em Constantinopla por ordem da CUP e foi morto a caminho da deportação, durante os estágios iniciais do genocídio armênio.[1][2]

Referências

  1. The Doctors who became Victims of the Great Calamity, G. Karoyan, Boston, 1957
  2. "Armenian Question", encyclopedia, ed. by acad. K. Khudaverdyan, Yerevan, 1996, p. 439
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.