Nemo me impune lacessit

A frase latina Nemo me impune lacessit (em português "Ninguém me fere impunemente") era o lema oficial do Reino da Escócia, usado no Brasão de armas da Escócia. Atualmente, é o lema do monarca do Reino Unido quando está na Escócia, e aparece também no Brasão de armas do Reino Unido quando empregado na Escócia. Uma tradução mais coloquial ao idioma escocês é "Wha daur meddle wi me?", que poderia ser traduzido como "Quem se atreve a meter-se comigo?"

Real brasão de Armas da Escócia, onde consta o lema

Essa frase é também o lema da Ordem do Cardo-selvagem, ordem de cavalaria escocesa; dos regimentos escoceses do Exército Britânico, do Regimento Real da Escócia e dos Scots Guards ou Guardas Escoceses. Também era o lema dos antigos regimentos denominados Royal Scots, Royal Highland Fusiliers e Black Watch. Na Austrália, este lema também e empregado pelo Victorian Scottish Regiment, uma companhia de infantaria pertencente ao Royal Victoria Regiment.

A frase aparece também nas moedas de uma libra esterlina cunhadas em 1984 e 1994 na Escócia, e é mencionada no conto de Edgar Allan Poe intitulado "O Barril de Amontillado", provavelmente porque Poe foi adotado por um mercador escocês.

Possível origem do lema

De acordo com a lenda, o lema referia-se inicialmente à flor do cardo, símbolo da Escócia: durante um ataque surpresa dos dinamarqueses, um dos invasores pisou um cardo e emitiu um grito de dor, alertando assim aos defensores, de sua presença. Posteriormente, o lema expandiu-se por toda Escócia e aos regimentos militares escoceses, que adotaram também o cardo como emblema.

Essa mesma planta é também o símbolo da cidade francesa de Nancy, cujo lema Non inultus premor ("Não posso ser tocado impunemente") remete ao lema escocês.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.