Nepociano

Flávio Júlio Nepociano (em latim: Flavius Iulius Popilius Nepotianus Constantinus) foi um membro da Dinastia constantiniana e um usurpador romano por um breve período, governando na cidade de Roma por apenas vinte e oito dias até Marcelino, general do também usurpador Magnêncio, acabar com a sua vida.[1]

Nepociano
Usurpador do Império Romano

Centenional de Nepociano com a legenda "augusto".
Reinado 3 de junho de 35030 de junho de 350 (contra o usurpador Magnêncio)[1]
Antecessor(a) Constâncio II
Sucessor(a) Constâncio II
Morte 30 de junho de 350[1]
  Roma
Dinastia Dinastia constantiniana
Pai Vírio Nepociano
Mãe Eutrópia

História

Nepociano era filho de Eutrópia, meia-irmã do imperador Constantino I (r. 306–337),[2] e de Vírio Nepociano. Por parte de mãe, era neta do imperador Constâncio Cloro e de Flávia Maximiana Teodora, da dinastia constantiniana.

Após a revolta de Magnêncio, Nepociano autoproclamou-se imperador e invadiu Roma à frente de um grupo de gladiadores em 3 de junho de 350.[2] Depois de tentar resistir sem sucesso à frente de uma força pouco disciplinada de cidadãos romanos, o derrotado prefeito urbano (ou Anício ou ainda Aniceto), aliado de Magnêncio, fugiu.

Magnêncio imediatamente enfrentou a situação enviando o seu mestre dos ofícios de confiança, Marcelino para Roma.[2] Segundo o historiador Eutrópio, Nepociano morreu combatendo em 30 de junho, sua cabeça foi posta numa lança e desfilada ao redor da cidade.[2] Nos dias seguintes, durante a perseguição aos aliados do finado usurpador, Eutrópia e muitos senadores foram assassinados.

Referências

  1. DiMaio, Michael. «Nepotian (350 A.D.)» (em inglês). De Imperatoribus Romanis
  2. Eutrópio X.11

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.